Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Programa Escola Sem Partido é tema de debate acadêmico em Joinville

O projeto de lei que institui o Programa Escola sem Partido nas escolas e universidades de Joinville será tema de um debate acadêmico seguido de ato público no auditório do Centro Cultural Deutsche Schule, no Bom Jesus/Ielusc, a partir das 19 horas desta segunda-feira.

No início de junho, o projeto da vereadora Pastora Léia (PSD) foi discutido sob protestos na Comissão de Educação da Câmara de Vereadores. O evento leva o nome de ‘Contradições Constitucionais do Projeto de Lei Ordinária n. 221/2014’. A ideia é debater a proposta de lei do ponto de vista jurídico, pedagógico e teológico.

— Nossa proposta é mobilizar a sociedade e desconstruir a ideia de que a escola seja um ambiente de doutrinação. Convidamos profissionais de diferentes campos e perfis para possibilitar um debate amplo, a partir de argumentos que levem em conta o papel da educação na formação de sujeitos críticos — disse a professora do Bom Jesus/Ielusc, Maria Elisa Maximo, uma das organizadoras do evento.



O professor doutor Leandro Hofstätter, do Bom Jesus/Ielusc, o pesquisador Douglas Bahr Leutprecht e os advogados Cynthia Pinto da Luz e Luiz Gustavo Assad Rupp, do Centro Dos Direitos Humanos De Maria Da Graça Bráz, participarão como debatedores.

A vereadora pastora Léia afirmou que foi convidada a participar do evento, mas teve de recusar por incompatibilidade de agenda.

— Cada um tem a sua opinião, o seu pensamento. A pessoa tem o direito de ser contra — disse a vereadora, que afirmou ter o apoio de pais e professores. Em entrevista  no início do mês, a vereadora afirmou que os professores contrários são os que “tendem a doutrinar as crianças” e que não leram o projeto na íntegra.

Na sequência do debate, coletivos, sindicatos e movimentos sociais irão se pronunciar, num ato público de crítica ao projeto de lei. O debate é promovido pelo curso de Jornalismo e pelo Diretório Central dos Estudantesdo Bom Jesus/Ielusc, pelo Centro de Direitos Humanos, pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região e pela Associação Arco Íris. O Bom Jesus/Ielusc fica na rua Princesa Isabel, nº 438, Centro.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS