Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Projeto de lei para reduzir tempo de abertura de empresas será protocolado na Assembleia Legislativa

Setor produtivo, entidades de classe e poder público juntos por um único propósito: desburocratizar a vida daqueles que buscam empreender e gerar renda para o Estado. Será protocolado na manhã desta terça-feira, 21, às 10h30, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o projeto de lei que institui o Bem Mais Simples Santa Catarina.

“Foram meses de trabalho, com estudos e audiências para chegar a um projeto que facilite o processo para os empreendedores catarinenses. Não podemos colocar na mesma fila empresas que não apresentam riscos a saúde pública, ao meio ambiente ou a população, com empreendimentos que precisam de uma fiscalização maior”, explica o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini.

O projeto de lei vai instituir o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES), a ser adotado pelos órgãos e entidades envolvidas nos processos de abertura, alterações, concessão e renovação de alvarás, licenciamentos, atestados e fechamento de empresas.

“A iniciativa coloca em relevo a confiança que se deve ter nas pessoas, na medida em que a autodeclaração da empresa, cuja atividade se enquadra no programa, é suficiente para os processos de abertura, fechamento e alteração de empresas. Devemos sempre partir da premissa da boa-fé dos catarinenses para desburocratizar o serviço público”, relata o secretário de Estado da Casa Civil (SCC), Nelson Serpa, que cumpriu a previsão de 60 dias para enviar a matéria ao parlamento, dando celeridade ao processo.

A ideia inicial foi de unificar o entendimento das entidades para facilitar o trabalho dos contadores. “Quando for registrar uma empresa, o próprio sistema vai fazer a leitura e identificar se há necessidade de uma fiscalização prévia para o início das atividades”, explica o diretor de Apoio a Micro e Pequena Empresa e ao Empreendedor Individual (DIMP) da SDS, Gilberto Boettcher.

Participam também da elaboração do projeto a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), a Vigilância Sanitária do Estado e o Corpo de Bombeiros Militares.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS