Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Projeto de lei permite que mulheres desçam fora do ponto de ônibus após às 22h em Criciúma

Um projeto de lei que autoriza as mulheres a pedirem aos motoristas de ônibus para pararem os veículos fora dos pontos depois das 22h foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores deCriciúma na última segunda-feira, 27. A ideia do PL 022/16, de autoria do vereador Daniel Freitas (PP), é dar mais segurança às mulheres que utilizam o transporte coletivo do município do Sul do Estado, que poderão evitar de caminhar por ruas escuras ou desertas, por exemplo. O texto segue, agora, para sanção do prefeito Márcio Búrigo.

Se aprovada, a lei dará autonomia às passageiras para escolherem onde saltar do ônibus depois do horário estabelecido. O único pré-requisito é de que a parada respeite os itinerários originais das linhas e a correta condução do veículo, que é ditada peloCódigo de Trânsito Nacional. A medida vale para todas as linhas, exceto aquelas do modelo conhecido por “amarelinho”, que liga os terminais da cidade.

Conforme o representante legislativo, as empresas do transporte coletivo entenderam a proposta do projeto, principalmente tendo em vista a possibilidade de coibir assaltos e violência (física e sexual). A regra do desembarque noturno para mulheres, quando definitivamente aprovada, deverá ser divulgada em local de alta visibilidade nos terminais e espaços internos dos veículos.

Somente neste ano, a Delegacia da Mulher de Criciúma registrou 164 ocorrências relacionadas à violência contra a mulher.

Florianópolis também tem projeto semelhante
Outros Estados, como São Paulo, já apresentam lei parecida em vigor. Em Santa Catarina, a capital Florianópolis também. Entre 22h e 6h, qualquer passageiro pode pedir ao motorista que pare fora do ponto de ônibus, desde que a parada não prejudique o itinerário da linha.

A lei complementar número 497, conhecida por “Parada Segura” e que entrou em vigor em 2014, não restringe o direito às mulheres, nem à noite. Pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com criança de colo e idosos também podem ser beneficiados em qualquer horário.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS