Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Projetos com design biofílico trazem tendência global de construção para o Litoral de Santa Catarina

Jordi Castan –paisagista que assina o projeto paisagístico de empreendimentos do Grupo ABC Embralot – palestrou para corretores sobre tendência que tem ganhado a preferência de moradores e investidores

Morar ou trabalhar em um ambiente que integra a natureza aos espaços internos tem ganhado cada vez mais foco quando o assunto é arquitetura e design. Estudos divulgados pela Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, mostram que viver em áreas mais verdes trazem benefícios à saúde.

Do ponto de vista paisagístico, a necessidade de trazer elementos naturais para o dia a dia tem feito crescer o interesse pela biofilia, que conecta seres humanos à natureza, promovendo bem-estar, relaxamento e conforto emocional. Prédios com arquitetura biofílica desempenham a função de melhorar o ambiente, filtrando poeira, servindo de barreira à radiação solar, absorvendo a poluição sonora do trânsito de veículos e pessoas, além de aumentar a umidade e o fornecimento de oxigênio nas cidades.

O catalão Jordi Castan – um dos paisagistas mais renomados do Brasil e que assina o projeto paisagístico do 143 Mayfair e do Vitreo 271, dois empreendimentos imobiliários assinados pela ABC & Embratot, em Itapema, no litoral de Santa Catarina – bateu um papo com corretores de imóveis parceiros da marca sobre as novas tendências do paisagismo, em especial a biofilia.

Conforme Jordi, o uso do design biofílico também estimula a criatividade e ajuda na concentração e produtividade. “As pessoas querem saber cada vez mais sobre biofilia e seus benefícios. Um exemplo de tendência é o uso de pomares com frutas nativas. Hoje, utilizamos árvores frutíferas nos projetos, tanto para sombra quanto pela sua floração e o atrativo dos frutos, recuperando o prazer de colher as frutas do pé”, explica. As ditas “urban jungles” são parte dessa mudança e, na opinião de Jordi, é uma tendência irreversível.

Com um mercado cada vez mais exigente, a biofilia tem influenciado novos consumidores. “Primeiro, porque tiveram sua popularidade acelerada graças à pandemia, que limitou drasticamente o já escasso tempo em contato com a natureza, e, segundo, porque as pessoas estão no caminho de buscar uma relação mais próxima com as plantas e projetos onde o verde está mais próximo”, cita.

De onde vem a biofilia?

O termo “biofilia” é traduzido como “amor às coisas vivas” no grego antigo. Por mais que o termo seja de uso recente e esteja se tornando uma tendência gradual na arquitetura e design de interiores, a biofilia foi usada pela primeira vez pelo psicólogo Erich Fromm, em 1964, e depois popularizada nos anos 80 pelo biólogo Edward O. Wilson, que detectou como a urbanização promove uma forte desconexão com a natureza.

Na arquitetura, a principal estratégia é incorporar as características da natureza aos espaços construídos, como água, vegetação, luz natural e elementos como madeira e pedra. O uso de formas e silhuetas botânicas em vez de linhas retas é uma característica marcante em projetos biofílicos.

Cada vez mais prédios corporativos, universidades, hotéis e hospitais buscam estas soluções, estimulando os sentimentos de tranquilidade e satisfação de seus usuários e moradores.

Benefícios do design biofílico

Segundo o portal “Ambius”, os benefícios da biofilia no ambiente são:

  • Redução do absenteísmo dos funcionários e maior engajamento no ambiente profissional

  • Saúde melhorada

  • Aumento do humor e sensação de bem-estar

  • Maior produtividade

  • Níveis de estresse reduzidos

  • Restauração mental e fadiga reduzida

Posts Relacionados

Campeonato de Futebol de Areia de Balneário Camboriú tem abertura adiada para o sábado

Prefeitura de Balneário Camboriú oferece mais de 1,5 mil vagas no Projeto Oficinas

A CiaI Arthousebc de Teatro abre inscrição para equipe técnica e artística

Duas camionetes Toyota Hilux furtadas em Balneário Camboriú neste final de semana

Polícia Militar intensifica fiscalização no trânsito de Balneário Camboriú e Camboriú

Morador de Ibirama vence a segunda etapa do Campeonato de Embaixadinhas em Balneário Camboriú

Abertas inscrições para Programa Jovem Aprendiz da Univali em Balneário Camboriú

Carnaval 2024: Bloquinho da Pessoa Idosa acontece nesta sexta-feira em Balneário Camboriú

Afluentes Digital, promovido pela Águas de Camboriú, apresenta conquistas da empresa para comunidade

Advogado de Camboriú ganha ação de danos morais contra Instagram após ter conta roubada