Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Ritos Cotidianos: livro artesanal de poesias vai para as ruas a partir desta sexta

Conversa de abertura, neste dia 11 de novembro, trará um pouco sobre o processo de criação

 

De maneira artesanal, vem sendo preparado nos últimos meses o livro Ritos Cotidianos, uma coletânea de poesias que têm como ponto em comum a observação do “tempo dentro do tempo”: um lugar de presença e atenção em meio à “correria cotidiana”, já tão normatizada no nosso modus operandi.

Todos os poemas são de autoria de Caroline Cezar, escritos entre 2019 e 2021, que também confecciona os livros, artesanalmente, trazendo singularidade a cada exemplar e ampliando a experiência das reflexões trazidas pela obra.

Além de significar a poesia com outros elementos além do texto, também é uma maneira de atuar de forma mais autônoma na área das publicações impressas, sem a necessidade de lidar com o mercado editorial de grande escala. O livro também será disponibilizado em versão on line e em voz, permitindo acesso ampliado a um maior número de leitores e ouvintes.

Para compor com os Ritos, a autora escolheu referências importantes e presentes no seu caminho com as palavras (e o que existe além delas): a escritora Isadora Krieger, que traz a voz e a densidade para os poemas nas gravações dos áudios; Carola dos Santos, com o afinado olhar para o design e as artes; Daniel Rosa dos Santos, que compartilhou a experiência em fazer livros em casa, nos dez anos de estrada com a editora Butecanis. Contou também com sua mãe, Marlise Schneider, jornalista e revisora, e a amiga Nana Góis, imprimindo os cuidados e acompanhamento nesse novo nascimento, e a prática de cortar, costurar e finalizar os livros.

“A poesia está presente em cada etapa do livro, não existe essa separação de “agora é, agora não é”. É o ciclo todo, como o pulso que antecede a matéria e a matéria que torna a desfazer-se. Cada acender para o escrever, cada pessoa que chega para compor, encontros, desencontros, os tempos, a maneira como isso acontece, as costuras, os cortes, os reparos, o próprio fazer é a poesia na prática. Arrisco dizer que o livro estará sempre em movimento, e seguirá se fazendo”, comenta Caroline Cezar.

Ritos Cotidianos sai nessa Primavera pela Circular Cartonera, editora artesanal que surgiu em 2020, com o Dissonhário, outra publicação “caseira” feita por Caroline. “Sempre bom lembrar que caseiro não é doméstico, é o tempo-estado que abre caminho para o selvagem”, escreveu Carol, na abertura dos Ritos.

ABERTURA

No dia 11 de novembro, às 11h da manhã, a autora fará a conversa de abertura sobre o livro, on line, num encontro aberto na plataforma zoom (link via instagram @circular_cartonera). A partir daí, inicia a distribuição dos livros e encontros propiciados através da poesia. Os livros serão entregues preferencialmente em mãos, via solicitação. Também é possível receber a versão digital ou acessar, via circular.art.br.

OFICINA

Dias 12 e 13 de novembro, a partir das 10h, acontece a Oficina Poética Artesanal, a fim de desenvolver o tema “visão poética” e, de forma prática, as etapas básicas para a confecção de um livro artesanal. Serão oferecidas dez vagas, com inscrições prévias via instagram @circular_cartonera. Não há pré-requisitos e a participação é gratuita.

O Projeto Ritos Cotidianos é patrocinado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com recursos da LIC – Lei de Incentivo à Cultura.

FOTOS Caroline Cezar

Posts Relacionados

Vai aí um pastel sabor de vento?

Diário da Cidade

Sodiê Doces lança linha Bolos Regionais celebrando sabores do Brasil

Diário da Cidade

Miss Flamengo detona artistas famosos que estão no Rio Grande do Sul: “bando de sanguessugas”

Teatro de Balneário Camboriú recebe espetáculo A Bela e a Fera nesta sexta

Teatro Municipal de Itajaí sedia espetáculo João e o Pé de Feijão neste domingo (19)

De Deborah Secco a Carol Paiffer, as mulheres que são destaque no Empreende Brazil Conference

Restaurante de Itapema faz da gastronomia uma obra de arte

SHED apresenta festa neon com show da dupla Danilo & Davi nesta sexta-feira

Joinville (SC) recebe evento nacional sobre produção artesanal de cerveja a partir de amanhã (16)

Decoração escandinava: quais as características e como aplicar na casa