Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande será lançada nesta quinta-feira

Inauguração ocorre no dia 10 de novembro, às 14h, no Regalos do Interior, com incentivo à valorização do turismo

A Cantina Hammerich atua há 16 anos com cultivo de uvas, cana de açúcar e com a produção de seus derivados: vinhos, venda de uvas in natura, açúcar mascavo, rapaduras, melado, cachaças e licores. Localizada na Linha Clovis, interior do município de Lajeado Grande, a 1000 metros do portal de acesso à cidade, a destilaria integra o roteiro turístico da “Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande”.

A novidade será lançada no dia 10 de novembro, às 14 horas, no Regalos do Interior, com o objetivo de valorizar o turismo e a cultura local, destacando as riquezas de propriedades e empresas rurais do município. A Rota é uma iniciativa que integra a estratégia na área do turismo do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC. Durante o lançamento, serão apresentadas as propriedades integrantes, os atrativos disponíveis e os contatos para agendamento de visitas.

O empresário rural Sestilio Darci Hammerich conta que os visitantes terão acesso a todos os itens produzidos na destilaria, conforme o período de safra e maturação. “No tocante a destilaria, produzimos a cachaça, e a partir dela os licores finos, as cachaças envelhecidas em barris de carvalho”, relata. Segundo Hammerich, a produção de vinho iniciou em 2005, primeiramente para consumo próprio, e depois iniciando o cultivo de uvas e a produção para venda. Já as atividades com açúcar mascavo começaram em 2016, e com a Destilaria em 2017.

“Em nossa propriedade estaremos oferecendo a visita técnica guiada, sobre o cultivo de uvas e cana de açúcar, a explanação dos processos produtivos junto as áreas de fabricação e, por fim, a degustação dos produtos, conforme disponibilidade da safra”, pontua. A diretora de Administração Talya Caregnatto destaca que a proposta de turismo rural iniciou como estratégia para unir a ovinocultura, que é uma atividade econômica em ascensão, com as belezas naturais, as características das propriedades rurais e a hospitalidade dos moradores de Lajeado Grande. “Os turistas poderão visitar algumas propriedades rurais onde terão contato com os animais e com a gastronomia através de pratos à base de carne de ovelha e de produtos da agricultura familiar”, destaca.

CAMINHOS TURÍSTICOS

A “Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande” terá em seu roteiro turístico várias propriedades rurais. Entre elas, uma que tem como atividade principal a ovinocultura e derivados, outra que trabalha com derivados de cana-de-açúcar, uma que produz gin e licores, uma que fabrica queijos coloniais e temperados, uma com produtos orgânicos e cafés coloniais e outra com um pôr do sol magnifico.

“Além disso, as artesãs de Lajeado Grande, que estão elaborando itens característicos e indenitários relacionados a essa rota são beneficiadas com capacitações gratuitas. Essa é mais uma alternativa para agregar valor ao turismo e a cultura local”, observa o prefeito de Lajeado Grande, Anderson Elías Bianchi.

As oficinas têm como objetivo fortalecer o setor produtivo da economia criativa, incentivar a confecção de itens que potencializam as vocações regionais, buscar parcerias e novos mercados e oportunizar capacitação para o aprimoramento da estética e da funcionalidade dos produtos criados a partir da cultura local. Até o mês de dezembro, estão previstos cinco encontros nos quais as artesãs locais desenvolverão produtos com a identidade do município.

Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o turismo representa a essência de um município, assim como é o caso de Lajeado Grande. “O Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, visa contribuir para que a prefeitura reconheça essa essência e qualifique o turismo com estratégias que valorizem as belezas naturais, os empreendedores, neste caso, principalmente os rurais, e divulgue o potencial de cada segmento promovendo, assim, o desenvolvimento econômico sustentável, o que refletirá na melhoria da renda e na qualidade de vida dos cidadãos de Lajeado Grande”, concluiu.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS