Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Saiba como construir ou reformar com segurança

Para que a construção não cause prejuízos e dor de cabeça, é indispensável o planejamento e controle diário da obra

Quem passou por uma construção ou reforma, provavelmente, deve ter escutado de alguém que a obra tem data para começar, mas não para terminar. Essa frase feita encontra raízes na cultura brasileira de pouco planejamento e organização quando o assunto versa sobre construções e reformas, especialmente residenciais.

 

Esse contexto contribui para que as irregularidades na construção civil sejam recorrentes no país. A fiscalização dos projetos fica a cargo do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de cada estado. Esse órgão é responsável pela organização dos profissionais do setor e emprega multas, quando necessário.

 

Além do prejuízo com as possíveis multas, os efeitos negativos de uma obra mal conduzida podem ser devastadores. Entre os mais frequentes, estão infiltrações, rachaduras e, até mesmo, estufamento do piso. O desgaste dessas ocorrências causa desgastes tanto no orçamento como na saúde emocional.

 

Então, para desviar dos problemas e desfrutar dos resultados da construção ou reforma, deve-se fazer um esforço de planejamento e acompanhamento. Apresentamos os pontos de principal importância para averiguar se o imóvel está sendo bem trabalhado:

 

Orçamento

 

O porte da obra precisa acompanhar a capacidade financeira de investimento. Um levantamento prévio sobre os gastos com materiais, elaboração de projeto, autorização e mão de obra viabiliza que se tenha uma margem da quantia necessária para cada etapa. A recomendação é que, considerados os limites de crédito, seja acrescentado ao orçamento um valor para eventuais emergências.

 

Projeto

 

Para realizar construções e reformas estruturais, é necessário solicitar à prefeitura uma autorização, que é concedida no formato de alvará. Por isso, o projeto de engenharia deve ser feito por um especialista, pois obedece critérios legais e impede que uma série de erros sejam cometidos. Pesquisar obras anteriores conduzidas pelo profissional é um bom caminho para conseguir filtrar as opções e selecionar o que será capaz de entregar o melhor trabalho.

 

É importante garantir que o imóvel tenha uma sólida estrutura e ambientes naturalmente arejados e iluminados. Até porque cômodos construídos em lugares sem o alcance da luz do sol ou passagem de ar geram gastos com ventilação e iluminação artificial e tendem a mofar com frequência.

 

Gestão

 

A etapa conhecida como “mão na massa”, sem sombra de dúvidas, é a mais trabalhosa. Embora disponha de um mestre de obra, certifique-se de que todos os trabalhadores utilizam o seu equipamento de segurança individual (EPI). Esse cuidado zela tanto a parte trabalhadora quanto previne eventuais processos trabalhistas.

 

De modo a garantir a segurança de todo o projeto, é indicado promover vistorias regularmente. Assim, caso seja percebido algum erro, inclusive no processo de concretagem, tem-se tempo hábil para corrigir, sem causar grandes danos ao orçamento e ao patrimônio.

 

Acabamento

 

A fase de acabamento de uma construção ou reforma traz a sensação de “dever cumprido”, porque possibilita uma melhor noção de como ficará o resultado final. Entretanto, exige delicadeza, e é nesse momento que a equipe demonstra sua expertise. O assentamento de pisos cerâmicos ou de porcelanato com martelo demonstra como o canteiro de obras cobra o uso dos equipamentos adequados, mas também obriga o domínio de habilidade e leveza.

 

Participar ativamente dessa conclusão permite que o imóvel tenha, de fato, a aparência desejada. Ainda que o cansaço surja com constância nas etapas finais, fazer um esforço extra em busca de ânimo vale a pena.

Créditos: iStock

Posts Relacionados

Vai aí um pastel sabor de vento?

Diário da Cidade

Sodiê Doces lança linha Bolos Regionais celebrando sabores do Brasil

Diário da Cidade

Miss Flamengo detona artistas famosos que estão no Rio Grande do Sul: “bando de sanguessugas”

Teatro de Balneário Camboriú recebe espetáculo A Bela e a Fera nesta sexta

Teatro Municipal de Itajaí sedia espetáculo João e o Pé de Feijão neste domingo (19)

De Deborah Secco a Carol Paiffer, as mulheres que são destaque no Empreende Brazil Conference

Restaurante de Itapema faz da gastronomia uma obra de arte

SHED apresenta festa neon com show da dupla Danilo & Davi nesta sexta-feira

Joinville (SC) recebe evento nacional sobre produção artesanal de cerveja a partir de amanhã (16)

Decoração escandinava: quais as características e como aplicar na casa