Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

SÃO JOAQUIM: Após intervenção do MPSC, obra pública tem garantia dobrada

SÃO JOAQUIM: Após intervenção do MPSC, obra pública tem garantia dobrada

O Consórcio Dalba-Cege, responsável pela pavimentação em paver de duas ruas do Município de São Joaquim, assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e estendeu a garantia do serviço de cinco para 10 anos. Caso descumpra o acordo, as empresas que formam o consórcio ficam sujeitas à multa de R$ 50 mil.

O TAC foi proposto pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Joaquim, com atuação na área da moralidade administrativa, após verificar, em inquérito civil, o uso de pavers – blocos de cimento utilizados para pavimentação – que não atendiam às especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na obra feita nas ruas Major Jacinto Goulart e Manoel Joaquim Pinto, no centro da cidade. De acordo com o Promotor de Justiça Gilberto Assink de Souza a perícia técnica demonstrou que parte dos blocos de concreto de pavimentação não atendiam integralmente às especificações em pelo menos um dos seguintes itens: forma, resistência à compressão, dimensões e absorção de água.

A perícia foi realizada sem qualquer custo para os cofres públicos, graças a uma parceria firmada entre o MPSC e a Associação Catarinense da Indústria de Blocos de Concreto (ACIBLOCO), que financiou a a análise por meio ensaios Laboratório de Ensaios de Cerâmica Vermelha e Concreto (LECEV) do SENAI e análise de engenharia. Ressalta o Promotor de Justiça que, antes mesmo da assinatura do TAC o Consórcio Dalba-Cege, voluntariamente, promoveu a substituição da colocação pavers em 3,9mil m² para o modelo “espinha de peixe”,que oferece melhor travamento das peças, contribuindo para sua maior durabilidade.

Diante de ensaios realizados pela equipe técnica Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA), atestando a resistência ao tráfego, e que não contestou nenhum paver trincado ou danificado, mesmo com tráfego pesado, o Promotor de Justiça propôs o acordo, dobrando o prazo de garantia da obra, de cinco para 10 anos, assinado no mês de novembro.

A parceria entre o MPSC e a ACIBLOCOO MPSC e a ACIBLOCO firmaram a parceria em outubro de 2014, com o intuito de intensificar o combate à corrupção em obras públicas, em especial, na pavimentação de ruas com blocos de concreto.

A ACIBLOCO comprometeu-se, então, a realizar perícias em blocos de pavimentação de concreto utilizados em obras investigadas pelo MPSC, a fim de atestar se o material está ou não de acordo com os parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Da mesma forma, a entidade notifica o Ministério Público quando editais de licitação permitirem a utilização de material inadequado ou, ainda, quando a pavimentação estiver sendo executada em desacordo com o contrato administrativo.

O Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do MPSC, Promotor de Justiça Samuel Dal-Farra Naspolini, destaca que a parceria auxilia as Promotorias de Justiça na fiscalização das obras de pavimentação, sem custo para o Ministério Público. “Podemos prevenir equívocos cometidos pelos municípios e coibir esquemas de fraude à licitação e desvio de recursos públicos”, completa.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS