Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

SENAR/SC Curso Técnico em Agronegócio forma primeira turma em Fraiburgo

Há dois anos o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece o Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec no Estado. Após a conclusão das primeiras turmas nos polos de São Joaquim e São José, Fraiburgo formará os primeiros 31 técnicos em agronegócio do município. A solenidade de formatura está programada para o dia 11 de março (sábado) a partir das 20 horas no Clube Fraiburguense.

Sérgio Pires de Souza, de 48 anos é técnico em agropecuária e após ficar sabendo do curso por uma rádio local resolveu se inscrever a fim de adquirir novos conhecimentos na área. Trabalha com jardinagem e implantação de horta orgânica e orienta trabalhos na área de fruticultura. Segundo ele, várias das técnicas aprendidas durante o curso estão sendo aplicadas no seu dia a dia. “Principalmente o uso de planilhas para a aferição de custos e lucro, em breve conseguiremos fazer comparações com os números anteriores”, declarou.

Para Souza, o curso foi muito produtivo e com excelentes professores. “Estava fora da sala de aula há muito tempo e, apesar das dificuldades, consegui assimilar bem os conteúdos repassados e enriquecer o meu currículo profissional. Essa iniciativa do Senar/SC me possibilitou crescer muito”. As perspectivas futuras são as melhores. “Espero poder utilizar o que aprendi para auxiliar no crescimento e desenvolvimento do agronegócio catarinense que é tão diversificado e rico”, finalizou.

O curso é de nível médio, totalmente gratuito e habilita os profissionais na aplicação de procedimentos de gestão e comercialização do agronegócio, com foco nos diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. A duração é de dois anos com carga horária de 1.230 horas, sendo 20% de aulas presenciais e outras 80% a distância.

Santa Catarina possui seis polos de apoio presencial: São Joaquim, São José, Fraiburgo, Seara, Campo Alegre e Braço do Norte. Cada um dos polos conta com espaço para o desenvolvimento de atividades presenciais e, por meio de parcerias com propriedades rurais, empresas agropecuárias e agroindústrias, realizam atividades práticas. “Os alunos têm encontros quinzenais, além das visitas técnicas. Estamos com processo seletivo aberto para mais 120 vagas no Estado. O curso tem superado as nossas expectativas”, afirma a coordenadora do curso em Santa Catarina, Katia Zanela.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca o excelente nível de formação dos técnicos em agronegócio. “A grade curricular é completa e capacita os profissionais para atuarem em diferentes segmentos: empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais e serviços de assistência técnica são apenas algumas das áreas de atuação. Estamos satisfeitos em acompanhar o engajamento e o comprometimento dos técnicos que estão sendo formados. Com certeza as propriedades rurais serão as principais beneficiadas”.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo, esses profissionais terão em suas mãos a responsabilidade de levar para o campo avanços tecnológicos e atitudes inovadoras para contribuir na melhoria da qualidade de vida, da produtividade e, também, da rentabilidade das propriedades de Santa Catarina.

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu