Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Uber começa expansão de checagem de documentos de usuários no Brasil

Ferramenta, que já estava sendo testada em algumas cidades, aprimora a checagem de quem solicita viagens sem meio de pagamento digital

A Uber começou a expansão de um novo recurso de segurança que faz a checagem de documentos de usuários que realizam viagens somente em dinheiro por todo o Brasil. As pessoas que solicitarem sua primeira viagem em dinheiro, sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito), terão de tirar uma foto do documento de identidade (RG ou CNH), além de passar pela verificação já existente de CPF.

O recurso já havia sido anunciado em primeira mão durante o Uber Destino 2020 como teste nas cidades de Juiz de Fora (MG), Petrolina (PE) e Feira de Santana (BA) e passa a ser expandido inicialmente para uma parte de novos usuários em todo país. A tecnologia também é utilizada pela Uber em países como Chile, México, Argentina, Costa Rica, Colômbia e República Dominicana.

A nova ferramenta de checagem de documentos, voltada a aprimorar a identificação de quem viaja utilizando o app da Uber, se soma a outros recursos de verificação já existentes do lado dos motoristas parceiros, como checagem de antecedentes criminais e validação de documentos diretamente na base do Denatran, e de usuários, como uma parceria com a Serasa Experian para validação de CPF de que paga em dinheiro, tornando a plataforma cada vez mais segura para todos.

Para Marcello Azambuja, diretor do Tech Center da Uber no Brasil, o recurso é mais um importante passo para aprimorar a segurança da plataforma. “A Uber entende que a tecnologia pode aumentar a segurança de todos que usam o nosso aplicativo e essa expansão é mais uma prova dos nossos avanços na área. Essa ferramenta complementa a verificação de CPF dos usuários que já realizamos há anos e que fica ainda mais completa com a checagem de CNH e RG. Com isso, poderemos dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”, afirma o diretor.

A Uber também possui diversos recursos de segurança antes, durante e depois de todas as viagens. Confira algumas dessas ferramentas de verificação de identidade:

Checagem de Antecedentes Criminais
Antes de começar a dirigir, todos os motoristas parceiros passam por uma checagem de antecedentes criminais realizada por uma empresa especializada. Essa checagem é refeita periodicamente com todos os motoristas ativos.

Verificação com o Denatran
A Uber possui um contrato com o Serpro, empresa de TI do Governo Federal, para confirmar as informações cadastrais dos motoristas e entregadores parceiros e de seus veículos, em tempo real, a partir das informações da CNH e do documento do veículo com a autorização do Denatran.

Selfie do motorista
De forma aleatória, o aplicativo da Uber pede para que os motoristas parceiros tirem uma selfie, antes de aceitar uma viagem ou de entrar on-line. Isso ajuda a verificar a identidade de quem está atrás do volante. Além disso, no futuro, a ferramenta também exigirá que o motorista execute determinados movimentos para diminuir chances de fraude.

Código de verificação de viagens
A ferramenta exclusiva da Uber de checagem via código ou PIN consiste de uma senha que é mostrada no app do usuário e precisa ser fornecida por ele ao motorista para que este último possa iniciar a viagem no aplicativo – confirmando assim que tanto um quanto o outro estão na viagem correta. A Uber também está trabalhando para que essa verificação será feita de forma automática no futuro, por meio de uma tecnologia usando ultrassom.

Posts Relacionados

Telemedicina: primeira consulta presencial e territorialidade geram divergências para regulamentação

Transformação digital visa contribuir com o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil no Brasil

Seminário debaterá desafios e soluções para o desenvolvimento sustentável da indústria de resíduos sólidos no Brasil

Empresas devem afastar gestantes de atividades presenciais na pandemia; advogado questiona realização de home office

União Europeia credencia o Tecpar para oferecer exame sorológico antirrábico

Diário da Cidade

Com mercado digital esbanjando vagas, Gama Academy lança curso para pagar só depois de contratado

Diário da Cidade

DHL Supply Chain garante distribuição de equipamentos médicos e abastecimento de hospitais durante a pandemia

ABNT sugere indicadores para o desenvolvimento urbano eficiente de Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis

Pastor foge da prisão e vai namorar mulher de companheiro de cela

diariodacidade

Pastor presidente é detido por pornografia infantil

diariodacidade

Presidente da Assembleia de Deus é acusado de lavar dinheiro, diz pastor

diariodacidade

Filho de Crente x Filho de ímpio – APÓSTOLO ARNALDO

diariodacidade

Fórum da deep web reivindica massacre em creche de SC e ameaça: “Não foi o último atentado”

diariodacidade

Pastor que orou para Paulo Gustavo morrer, toma atitude após morte do ator

diariodacidade

Bolsonaro faz a mais clara ameaça de golpe: “se não tiver voto impresso, não vai ter eleição”

diariodacidade

Correios lança sistema que agiliza contratação de serviços de transporte

Diário da Cidade

Imposto de Renda 2021: como declarar criptomoedas sem erros?

Pandemia causa perdas de R$12 bilhões para o setor de transporte público

Confira os estados do Brasil com mais vagas de trabalho temporário

Save Ralph: Veganismo cresce ao redor do mundo em respeito ao meio ambiente e animais