Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Vereadores de Balneário Camboriú discutem problemas de saneamento e balneabilidade com o IMA

Na tarde desta sexta-feira(03), os vereadores Juliana Pavan (PSDB), André Meirinho (Progressistas) e Lucas Gotardo (Novo) se reuniram com o diretor do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Nelson Oliveira, e o engenheiro Wagner Cleyton Fonseca, responsável pela análise dos projetos, Wagner, para discutir os problemas de saneamento e balneabilidade das praias de Balneário Camboriú.

Durante a reunião, foi esclarecido que os problemas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Nova Esperança, operada pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), contribuíram significativamente para a poluição da praia em Balneário Camboriú.

O engenheiro responsável pela análise dos projetos destacou a importância de resolver os problemas internos da EMASA para garantir a qualidade do saneamento e da balneabilidade das praias da região.

O que preocupou os vereadores foi a informação passada pelo engenheiro do órgão ambiental de que mesmo que a Emasa cumpra, a partir de agora, todas as recomendações do órgão, no ano de 2024 a balneabilidade da praia ainda poderá estar comprometida.

De acordo com o IMA, a Emasa já foi advertida e multada diversas vezes por executar o projeto de maneira diferente do que foi aprovado pelo órgão ambiental.

Durante a reunião, a vereadora Juliana Pavan enfatizou a gravidade da situação ambiental em Balneário Camboriú e destacou a importância de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os problemas de saneamento na região e encontrar soluções efetivas para garantir a saúde e segurança dos moradores e turistas que visitam as praias.

“A situação em Balneário Camboriú é extremamente grave e exige uma ação imediata. A instalação de uma CPI é fundamental para que possamos investigar a fundo os problemas de saneamento na cidade e encontrar soluções efetivas para garantir a saúde e segurança dos moradores e turistas que visitam nossas praias”, afirmou a vereadora.

Juliana também ressaltou a importância da presença do engenheiro Wagner, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, para expor a situação para a comunidade e anunciou que tentará marcar uma reunião para a próxima semana, pois a presença dele é de suma importância para que a sociedade entenda o que está acontecendo.

Para o vereador André Meirinho a situação justifica ainda a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Saneamento. “Queremos nos aprofundar com a CPI, fazer as oitivas e ouvir as explicações. Se não conseguirmos as assinaturas para abrir a CPI, vamos continuar aprofundando investigações por conta, porque é realmente um caos”, completou.

Posts Relacionados

Balneário Camboriú Sedia 30ª BNT Mercosul nos Dias 24 e 25 de Maio

Diário da Cidade

UBS Central estará aberta para vacinação contra a gripe neste sábado

Diário da Cidade

Mais de 700 tainhas são capturadas em Taquaras

Abertas as inscrições para o Encontro de Bateristas em Itajaí

3ª Virada Afrocultural de Itajaí será dia 25 de maio com 12 horas de programação

Prefeituras de Bombinhas e Penha e concessionárias Águas de Bombinhas e Águas de Penha emprestam Estações de Tratamento de Água para o RS em ação solidária

4ª edição do Degusta Camboriú revela 16 estabelecimentos que irão promover uma viagem gastronômica pelas cinco regiões do Brasil

Projeto oferece oficina gratuita de teatro para crianças em Balneário Camboriú: inscrições estão abertas

Festival em SC apresenta 8 espetáculos gratuitos e traz 4 artistas internacionais

Com etapa em Itajaí, cartórios iniciam maior ação de regularização de moradias no Estado