Veja dicas para que a criança esteja confortável e se sinta adaptada ao ambiente escolar
A volta às aulas das crianças ou primeira ida à escola exige incentivos anteriores e posteriores ao primeiro dia de aula. A motivação aos estudos começa desde a escolha de materiais que possam fazer a criança ver a rotina escolar como algo divertido até os cuidados dos familiares e professores para que o aluno ou aluna se sinta confortável e incluído no ambiente.
Uma das recomendações é que a criança conheça a escola com antecedência para se familiarizar com a equipe pedagógica que vai apoiá-la todos os dias.
Papel da escola
Para a neuropedagoga e psicanalista Erivânia Brito, a função dos professores e demais profissionais presentes na escola é fazer com que o aluno aprenda e se sinta incluído de forma prazerosa no ambiente educacional. “O aluno ao entrar na escola passa por um estresse do afastamento familiar e do ambiente que convive diariamente. É necessário que a escola se organize para dar a esse aluno uma acolhida prazerosa, na qual ele possa viver novas experiências que sejam significativas e que os torne consciente do seu papel social”, afirma a neuropedagoga.
A profissional informa também que esse processo passa por momentos de brincadeiras, decoração apropriada, rodas de conversa, para que o aluno possa expor suas experiências e seus pontos de vista. Dessa forma, é importante usar grande parte dos espaços da escola para que a criança sinta maior liberdade para construir seu conhecimento com ajuda do professor e do relacionamento com os colegas.
Outra dica é respeitar e reforçar os protocolos de distanciamento adotados para evitar contaminação pela covid-19. Assim, as crianças podem brincar com segurança.
Brito destaca a necessidade de se fixar no quadro a rotina das aulas, para a criança perceber a passagem do tempo. Essa rotina vai ajudar a compreender o tempo que já foi gasto nas atividades realizadas e quantas horas ainda faltam para a chegada dos responsáveis. Dessa forma, é possível dar tranquilidade à criança.
Papel da família
Lidar com essas aventuras e brincadeiras dos pequenos na escola exige palavras de incentivo dos familiares, que devem sempre passar aos filhos a impressão de que o ambiente escolar é divertido. Uma maneira de fazer isso é os responsáveis informarem, sempre que a criança apresentar curiosidade sobre algo, que pode-se aprender mais sobre isso com professores.
O conforto da criança, durante as brincadeiras, também pode ser garantido pelos responsáveis. É importante observar a organização das mochilas para que as crianças não tenham dificuldades para encontrar objetos ou esqueçam algum material, mas o mais importante é garantir que o aluno não carregue muito peso e sinta dores ou desconforto por causa disso.
As roupas e os calçados são igualmente importantes nesse processo. A escolha de um tênis infantil masculino ou tênis infantil feminino que, além de confortável e bonito, seja seguro para as brincadeiras é um fator a ser levado em conta, evitando machucados em um período que deve ser divertido.
Um lembrete que não deve ser deixado de lado é o de evitar desespero ao ver o filho ou a filha chorando. A neuropedagoga Erivânia Brito ressalta que é normal o choro nos primeiros dias de aula. “Os responsáveis podem ajudar demonstrando confiança no professor e não aumentando essa desconfiança da criança em relação à escola. É preciso consolar, lembrando que o ambiente que a criança passou a frequentar não oferece riscos”, informa a profissional.
“Os familiares devem se posicionar na altura da criança e passar a ela tranquilidade, dizendo que vão buscar seus filhos todos os dias no final das aulas. Cabe também a esses responsáveis dizerem que confiam nas professoras”, acrescenta.
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