Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Volta às aulas: como se adaptar à nova rotina

Veja dicas para que a criança esteja confortável e se sinta adaptada ao ambiente escolar

A volta às aulas das crianças ou primeira ida à escola exige incentivos anteriores e posteriores ao primeiro dia de aula. A motivação aos estudos começa desde a escolha de materiais que possam fazer a criança ver a rotina escolar como algo divertido até os cuidados dos familiares e professores para que o aluno ou aluna se sinta confortável e incluído no ambiente.

Uma das recomendações é que a criança conheça a escola com antecedência para se familiarizar com a equipe pedagógica que vai apoiá-la todos os dias.

Papel da escola

Para a neuropedagoga e psicanalista Erivânia Brito, a função dos professores e demais profissionais presentes na escola é fazer com que o aluno aprenda e se sinta incluído de forma prazerosa no ambiente educacional. “O aluno ao entrar na escola passa por um estresse do afastamento familiar e do ambiente que convive diariamente. É necessário que a escola se organize para dar a esse aluno uma acolhida prazerosa, na qual ele possa viver novas experiências que sejam significativas e que os torne consciente do seu papel social”, afirma a neuropedagoga.

A profissional informa também que esse processo passa por momentos de brincadeiras, decoração apropriada, rodas de conversa, para que o aluno possa expor suas experiências e seus pontos de vista. Dessa forma, é importante usar grande parte dos espaços da escola para que a criança sinta maior liberdade para construir seu conhecimento com ajuda do professor e do relacionamento com os colegas.

Outra dica é respeitar e reforçar os protocolos de distanciamento adotados para evitar contaminação pela covid-19. Assim, as crianças podem brincar com segurança.

Brito destaca a necessidade de se fixar no quadro a rotina das aulas, para a criança perceber a passagem do tempo. Essa rotina vai ajudar a compreender o tempo que já foi gasto nas atividades realizadas e quantas horas ainda faltam para a chegada dos responsáveis. Dessa forma, é possível dar tranquilidade à criança.

Papel da família

Lidar com essas aventuras e brincadeiras dos pequenos na escola exige palavras de incentivo dos familiares, que devem sempre passar aos filhos a impressão de que o ambiente escolar é divertido. Uma maneira de fazer isso é os responsáveis informarem, sempre que a criança apresentar curiosidade sobre algo, que pode-se aprender mais sobre isso com professores.

O conforto da criança, durante as brincadeiras, também pode ser garantido pelos responsáveis. É importante observar a organização das mochilas para que as crianças não tenham dificuldades para encontrar objetos ou esqueçam algum material, mas o mais importante é garantir que o aluno não carregue muito peso e sinta dores ou desconforto por causa disso.

As roupas e os calçados são igualmente importantes nesse processo. A escolha de um tênis infantil masculino ou tênis infantil feminino que, além de confortável e bonito, seja seguro para as brincadeiras é um fator a ser levado em conta, evitando machucados em um período que deve ser divertido.

Um lembrete que não deve ser deixado de lado é o de evitar desespero ao ver o filho ou a filha chorando. A neuropedagoga Erivânia Brito ressalta que é normal o choro nos primeiros dias de aula. “Os responsáveis podem ajudar demonstrando confiança no professor e não aumentando essa desconfiança da criança em relação à escola. É preciso consolar, lembrando que o ambiente que a criança passou a frequentar não oferece riscos”, informa a profissional.

“Os familiares devem se posicionar na altura da criança e passar a ela tranquilidade, dizendo que vão buscar seus filhos todos os dias no final das aulas. Cabe também a esses responsáveis dizerem que confiam nas professoras”, acrescenta.

Créditos: iStock

Posts Relacionados

Vai aí um pastel sabor de vento?

Diário da Cidade

Sodiê Doces lança linha Bolos Regionais celebrando sabores do Brasil

Diário da Cidade

Miss Flamengo detona artistas famosos que estão no Rio Grande do Sul: “bando de sanguessugas”

Teatro de Balneário Camboriú recebe espetáculo A Bela e a Fera nesta sexta

Teatro Municipal de Itajaí sedia espetáculo João e o Pé de Feijão neste domingo (19)

De Deborah Secco a Carol Paiffer, as mulheres que são destaque no Empreende Brazil Conference

Restaurante de Itapema faz da gastronomia uma obra de arte

SHED apresenta festa neon com show da dupla Danilo & Davi nesta sexta-feira

Joinville (SC) recebe evento nacional sobre produção artesanal de cerveja a partir de amanhã (16)

Decoração escandinava: quais as características e como aplicar na casa