Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zEntretenimentos Brasil / Mundo

Plataforma digital revela música e cinema do sul do brasil para o mundo

Canal Elosul

Plataforma digital revela música e cinema do sul do brasil para o mundo

Canal Elosul estreia com série musical e de cinema

 

O sul brasileiro revela uma imagem distante da conhecida pela maioria das pessoas fora do país, acostumados ao Brasil do carnaval, da beleza tropical, da Amazônia e do tradicional samba. E foi exatamente o desejo de mostrar a diversidade cultural e geográfica brasileira que motivou a criação de um projeto inédito para difusão da cultura do sul do Brasil utilizando a música e o cinema  como meios de comunicação.

O canal Elosul no Youtube – www.youtube.com/elosul – foi criado em setembro – mês importante para a cultura gaúcha, por marcar homenagens à Revolução Farroupilha (1835 – 1845) -, e começou apresentando o clipe da música Gaúcho Coração. O clipe é uma verdadeira viagem musical, visual e cultural pelo Rio Grande do Sul, em que oito artistas interpretam a canção composta por Carlos Omar Villela Gomes e Cristiano Quevedo.

Após apresentar a série musical Elo Música, o canal deve lançar em breve a série Elo Curtas, com produções realizadas no Sul do Brasil. O canal Elosul reúne produção própria, mas está aberta à participação popular. O projeto é coordenado pelo publicitário e fotógrafo Eduardo Rocha e o administrador Franki Mocellin. Segundo eles, o projeto nasce da vontade de compartilhar e dialogar com outras culturas, indo além das fronteiras regionais e nacionais.

Clipes de Renato Borghetti, Shana Muller e Nina Wirtti 

O primeiro trabalho de peso mostrado pelo canal é a série Elo Música, que inclui artistas renomados e novos talentos da cena musical sulina. O episódio de lançamento da série apresentou a música Milonga para as Missões, composta por Gilberto Monteiro e interpretada pelo músico gaúcho Renato Borghetti, reconhecido dentro e fora do país. “Nós temos muita influência espanhola na nossa cultura. Com a imigração, nos tornamos um povo muito particular, que expressa sua tradição na arte, poesia e música”, comenta Borghetti.

A cantora e intérprete Nina Wirtti encabeça o segundo episódio do Elo Música, em que a icônica Prenda Minha– uma das músicas mais lembradas e conhecidas pelos brasileiros, gravada, inclusive, pelo trompetista norte-americano Miles Davis. Outro clipe produzido foi da música Guri de Campo, de Juarez Machado de Farias e Diego Espíndola, interpretada por Cristiano Quevedo. Nesta semana, Shana Muller estreia com Xote do Tempo Bom.

Ao todo, serão lançados 12 vídeos, incluindo ainda canções gravadas por Gabriel Selvage e Luciano Maia. Todos os artistas deram depoimentos que também estão disponíveis no canal, revelando um pouco da intimidade e vida artística de cada um.

Com direção geral de Eduardo Rocha e direção executiva de Franki Mocellin, a série Elo Música conta com direção musical de Luciano Maia, produção da Zapata Filmes e direção do cineasta Juan Zapata. Para Zapata, tanto o Elosul quanto o Elo Música são um ato de gratidão por um Estado e uma cultura muito apreciada, considerada merecedora de ser difundida de uma forma mais ampla, privilegiando esse olhar 100% internacional e essa vontade de dialogar com o mundo afora.

Elo Curtas deve estrear em novembro 

O Elosul está produzindo sua primeira web série sobre cultura tradicionalista e se prepara para lançar em novembro o Elo Curtas. O objetivo é revelar os costumes e saberes do Sul também em linguagem cinematográfica. A série está aberta à inscrição de curtas de até 20 minutos, sem restrição de ano de produção ou formato de captação (35mm, 16mm, digital), que representem o melhor do cinema do sul do Brasil.

A intenção é consolidar a plataforma como um canal de referência cultural internacional, nacional e regional, e também de colaboração e circulação de conteúdo para outros artistas que se identifiquem com o projeto. Os curtas poderão ser inscritos no site do canal – www.elosul.com  -, onde o os candidatos encontrarão a ficha de inscrição e as regras para participação.

Clipes já lançados

GAÚCHO CORAÇÃO

https://www.youtube.com/watch?v=nWAQXfBi304

MILONGA PARA AS MISSÕES – RENATO BORGHETTI (ELO MÚSICA)

https://www.youtube.com/watch?v=bxFXRGe57uY

PRENDA MINHA – NINA WIRTTI (ELO MÚSICA)

https://www.youtube.com/watch?v=XJzzmpvVvq0

PERFIL 

DIREÇÃO GERAL – EDUARDO ROCHA

Gaúcho natural de Dom Pedrito e com uma vivência pessoal muito ligada à fronteira do Rio Grande do Sul, com o Uruguai, o fotógrafo e publicitário Eduardo Rocha é conhecido pelo trabalho voltado ao registro de temas regionalistas, onde os cenários, paisagens e habitantes da campanha gaúcha são destaque. Em sua trajetória, cruzou com diversos nomes da cultura regional, incluindo artistas, poetas e músicos reconhecidos nacionalmente.

DIREÇÃO DE CINEMA  – JUAN ZAPATA

Diretor e roteirista colombiano, atualmente radicado entre Estados Unidos e Brasil. Estudou direção e roteiro na EICTV de Cuba em 2001/2003. Morou no Brasil durante 12 anos e foi diretor do Instituto Estadual de Cinema (IECINE-RS) em 2014. No Brasil, dirigiu cinco documentários para Cinema, duas series para TV e seu primeiro longa-metragem de ficção, “Simone” (2013), foi lançado comercialmente em seis países, ganhando, entre outros, o prêmio de melhor fotografia no Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles (LABRFF). Seu segundo filme de ficção, “Another Forever”, já acumula sete prêmios internacionais e atualmente continua seu trânsito
internacional em cinemas e festivais pelo mundo, entre eles Cannes, Guadalajara, Trieste, entre outros.

DIREÇÃO MUSICAL – LUCIANO MAIA

O acordeonista Luciano Maia iniciou seus estudos musicais aos nove anos, na cidade de Pelotas/RS. Aos 13, o artista autodidata já era visto como fenômeno entre os que o ouviam nos festivais nativistas. Em 1998
produziu seu primeiro CD solo, Sonho Novo, que teve como convidado o acordeonista e compositor Edson Dutra, fundador do Grupo “Os Serranos”. Reconhecido por sua atuação na música gaúcha, Maia conquistou
importantes prêmios do Rio Grande do Sul, incluindo o Açorianos.

*FICHA TÉCNICA DO ELOSUL* 

Direção Geral: Eduardo Rocha

Direção
Executiva: Franki Mocellin

Produção Executiva/Consultoria Jurídica:
Thaís Batista Maia

Direção artistica e cinematografica: Juan Zapata

Direção de Fotografia: Pablo Chasseraux

Cinegrafistas: Diego
Martins, Josias Salvaterra, Gil Tuchtenhagen, Wagner Costa, Juliano
Deantoni

Assistente de Câmera: Rafael Schonardie

Produção: Zapata
Filmes

Pós-produção: Eframe Art

Direção Musical: Luciano Maia

Produção Fonográfica: Elosul Produções

Técnico de Gravação:
Cristiano Ferreira

Assistente de Gravação: David Fontoura

Mixagem e
Masterização: Estúdio Arsis, em São Paulo/SP, por Adonias Souza Jr.

Gravado ao vivo no Estúdio Soma, em Porto Alegre/RS, nos dias 16 e 17
de agosto de 2017.

Posts Relacionados

Fernanda Lacerda vai até o chão em novo vídeo clipe de MC Fabinho

Em julho o projeto Cia Mútua 25 anos oferece duas oficinas

Kiev Ballet apresenta “Dom Quixote” e “Paquita” em Curitiba

Bota do Mundo 2018

VEM AÍ A QUARTA EDIÇÃO DO BEATNESS

Na’amat Pioneiras de Porto Alegre realiza bazar anual beneficente

Paulo Miklos faz pocket show gratuito em Curitiba

Rafa Brites realiza workshop em prol da ONG Projeto Camaleão: Autoestima Contra o Câncer na capital gaúcha

Atriz internacional de cinema Cris Lopes visita São Miguel Arcanjo no Brasil

Inverno exige cuidados extras com as doenças respiratórias nos pets