Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Fevereiro seguirá chuvoso em Santa Catarina

Fevereiro seguirá chuvoso em Santa Catarina

A Epagri/Ciram divulgou a previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril. Em fevereiro a chuva continua com valores próximos da média climatológica na maior parte do estado e acima da média na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí. A chuva tende e diminuir nos meses seguintes, ficando abaixo da média em março e abril, em todas as regiões catarinenses.

Em fevereiro e primeiros dias de março a chuva convectiva (curta duração) típicas de verão ocorre com frequência entre a tarde e noite, por vezes também na madrugada. A média mensal é de 150 a 230 milímetros em fevereiro, mais alta no Litoral. A média mensal em março é de 110 a 130 milímetros do Oeste ao Planalto e mais alta no Litoral e Vale do Itajaí, de 150 a 200 mm. Em abril a média é de 90 a 170 mm, mais altos no Planalto e Litoral.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem rápida de frentes frias e trovoadas da tarde. A partir de março ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina causando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Temperatura: Até o final do verão a temperatura fica na média climatológica em todas as regiões de Santa Catarina. Em fevereiro pelo menos uma onda de calor, atuando por alguns dias consecutivos no estado, deve manter alta a temperatura.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

As águas continuaram frias no Pacífico Equatorial no último trimestre, com valores de TSM em torno de -1,5°C a -2,0°C, nos El Ninho 3 e 4; e próximo a -1,0°C a 1,5°C no El Ninho 1+2 em dezembro (Figura 1). No Pacífico Equatorial, além da temperatura abaixo da média, os ventos ficaram mais intensos nos baixos níveis da atmosfera (ventos Alísios), a convecção diminuiu na linha de data e aumentou na região da Indonésia configurando o padrão de La Ninha. Nos últimos dias de janeiro foram registrados valores de -1,5 a -3,0°C (Figura 2). Os modelos numéricos de previsão indicam que o fenômeno La Niña persiste até o começo do outono, com intensidade fraca a moderada.

Elaboração do boletim: Marilene de Lima (Meteorologista)

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC e NSC.

____________________
Informações Adicionais:

Defesa Civil
(47) 3268-3133

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS