Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Comitê dá parecer favorável à captação de água no rio Luiz Alves

Comitê dá parecer favorável à captação de água no rio Luiz Alves

A câmara técnica do comitê da Bacia Hidrográfica do Itajaí-Açu deu parecer favorável à concessão de outorga de uso da água à concessionária Águas de Penha para captação de água no rio Luíz Alves, um dos rios da bacia. A captação faz parte do projeto de implantação de um sistema próprio de abastecimento de água para atender o município. A diretora executiva da Águas de Penha, Thais Forest Galina, esclarece que o parecer foi emitido depois da análise minuciosa dos estudos técnicos apresentados pela concessionária. O documento traz um diagnóstico da situação atual das águas do rio.

 

A Águas de Penha prevê investir R$ 40 milhões no novo sistema de abastecimento ao longo deste ano. O  montante dos recursos será aplicado em quatro grandes obras, entre elas o  sistema de captação de água bruta no rio Luís Alves, que contará com poço para bombas submersíveis, gradeamento, caixa de areia e uma estação de recalque de água bruta (ERAB). O sistema também contará com uma adutora com diâmetro de 500 milímetros com aproximadamente 22 quilômetros de extensão e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para tratar até 325 litros por segundo a longo prazo. A ETA contará  com dois reservatórios de 1 mil metros cúbicos, centro de desidratação de lodo e Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT). A previsão de conclusão dos trabalhos é de nove meses após o inicio das obras.

 

O projeto prevê também a construção de uma adutora de água tratada com 400 milímetros de diâmetro e 1500 metros de extensão que será interligada na adutora de alimentação dos reservatórios do centro e uma adutora de água tratada de 300 milímetros de diâmetro e extensão de 7800 metros para interligação direta no reservatório Morro do Ouro.

 

A capacidade inicial de tratamento da ETA de Penha será de 130 litros por segundo, podendo chegar a 200 litros por segundo. A vazão  de  130 litros por segundo é suficiente para o atendimento de aproximadamente 70 mil pessoas. Somando-se à vazão dos poços já existentes no sistema, estima-se o atendimento para até 80 mil pessoas. Em casos de picos de demanda na alta temporada, os reservatórios construídos juntamente à ETA auxiliarão a manutenção do abastecimento.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS