Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Secretaria de Saúde de Itajaí vai orientar foliões sobre as ISTs durante o Carnaval

Secretaria de Saúde de Itajaí vai orientar foliões sobre as ISTs durante o Carnaval

A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica e Gerência de IST/AIDS/HV, vai reforçar as orientações de proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante as folias de Carnaval, no Mercado Público de Itajaí. A campanha de conscientização ocorre nos quatro dias de festa, começando nesta sexta-feira (9) até a segunda-feira (12), sempre a partir das 20h.

A equipe da Vigilância Epidemiológica orientará os foliões sobre a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis, principalmente em relação ao HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites, além de reforçar a importância do uso do preservativo como forma de proteção dessas doenças. Serão distribuídos materiais informativos sobre o assunto, preservativos masculinos e femininos e géis lubrificantes.

Teste rápido gratuito

O município mais que triplicou o número de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em 2017: foram 31.701 testes aplicados contra 9.263 em 2016. Neste ano, o trabalho de prevenção e diagnóstico continua intenso. Por isso, os profissionais também vão orientar os foliões a fazer os testes rápidos na unidade de saúde mais próxima. Os exames são gratuitos, seguros e sigilosos.

“O resultado dos testes sai em poucos minutos e, se der positivo, o paciente já é orientado para iniciar o tratamento. No ano passado, tivemos um aumento de casos de sífilis, principalmente entre jovens de 20 a 34 anos, e isso é reflexo da falta de proteção desse público, mesmo com diversas informações à disposição”, pontua a gerente de IST/AIDS/HV, Jacqueline Koch.

Em 2017, Itajaí registrou 578 casos de sífilis em adultos contra 466 casos contabilizados no ano anterior. Em relação ao HIV/AIDS, os números tiveram uma redução de 27,3% no ano passado: foram 334 casos contra 460 registrados em 2016 no município.

Jacqueline reforça ainda que todas as unidades de saúde distribuem gratuitamente preservativos para a população. “O Carnaval é um momento de alegria, mas com responsabilidade. Os foliões devem se cuidar e fazer o teste rápido em uma unidade de saúde”, complementa a gerente.

___________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5509

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS