Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

AAPPM organiza, neste sábado, Festa de Natal

AAPPM organiza, neste sábado, Festa de Natal

Estão convidados os portadores de Mielomeningocele que são atendidos pela casa, seus familiares e voluntários que ajudam nessa causa tão importante

Sábado,  02, é dia de confraternização. A Associação de Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele (AAPPM) está organizando, a partir das 14h, uma Festa de Natal, com a presença do Papai Noel e distribuição de brindes, além de um café comunitário, na Escola de Ensino Básico Luis Delfino, em Blumenau.

Participam desse momento especial, as pessoas que são atendidas pela casa, seus familiares, voluntários, e até o prefeito Napoleão Bernardes confirmou presença. O lanche contará com a ajuda da comunidade. Durante a confraternização, a diretoria vai fazer uma prestação de contas.

Quem é a AAPPM

A Associação é uma Organização Sem Fins Lucrativos (ONG) que atende portadores de Mielomeningocele, e tem por missão promover a autonomia do portador da doença, ajudando-o a ser independente. AAAPM foi a primeira instituição de Santa Catarina especializada em atender pessoas portadoras desta patologia.

A AAPPM iniciou suas atividades em 2005 e, em 2013, intensificou suas ações já com uma sede própria, possibilitando, por meio dos serviços que oferece, a habilitação ou reabilitação dos portadores dessa doença. A entidade teve início com a junção de familiares de portadores de Mielomeningocele, que compartilhavam da mesma frustração por falta de orientação de um espaço para o atendimento da especificidade.

A doença

A Mielomeningocele é uma má formação da coluna que ocorre já nos primeiros meses de gestação. Assim que o bebê nasce é realizado o fechamento cirúrgico da lesão com pele. Os portadores dessa patologia podem apresentar problemas associados, como: hidrocefalia, incontinência urinária, fecal, distúrbios sensitivos (falta de sensibilidade e de movimentos) e ortopédicos (má formações ósseas), geralmente nos membros inferiores; pés com deformidades. Uma das causas para esses problemas é a falta de ácido fólico durante a gestação. A doença apresenta sequelas, a maioria de paraplegia, exigindo acompanhamento médico vitalício.

A patologia é mais frequente em indivíduos da raça branca. A incidência dessa doença varia de região para região. Estudos no campo da biologia e medicina apontam o deficit de suplementação de ácido fólico como principal causador da patologia~. A falta deste suplemento na gestação ou até antes da fase em questão é uma das afirmações mais sólidas da medicina quanto a principal causa da Mielomeningocele. Em nível global é de 0,1 a 10 casos a cada mil nascidos. No entanto, no Brasil a taxa é de 1,139 para cada mil nascidos. O País está em quarto lugar na incidência de nascidos com Mielomeningocele, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Onde será o café?

Na Escola de Ensino Básico Luis Delfino

Rua: São José, 222 (próximo ao Cemitério São José)

A partir das 14h

Informações: (47) 3323-2804.

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu