Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Aluna de Biotecnologia de Gropaba desenvolve pesquisa em intercâmbio na Argentina

A aluna Jasmine Costa Jardim, do terceiro ano do curso técnico integrado em Biotecnologia do Câmpus Garopaba, representou a instituição no I Congresso de Biotecnologia da Região Sul. O evento, organizado pelo centro universitário Univates, foi realizado em Lajeado (RS), de 13 a 15 de julho. A estudante apresentou os resultados de uma pesquisa sobre identificação de leveduras, desenvolvida em intercâmbio para a Argentina pelo programa de intercâmbio do IFSC (Propicie).
Entre fevereiro e maio, quando Jasmine esteve na Universidad Nacional de Entre Ríos, o Laboratório de Microbiologia fez parte da rotina da estudante. Com os equipamentos disponibilizados, ela conseguiu testar novos métodos de separação de DNA de leveduras, auxiliando na identificação de espécies. A pesquisa foi orientada pela professora Liliana Mabel Gerard, da Entre Ríos, e acompanhada pela professora do instituto Jaciara Zarpellon Mazzo.
O principal método testado foi o chamado “CTAB”, em que um tipo de detergente atua como isolador do código genético da célula. Conforme explica Jasmine, o diferencial da pesquisa foi não utilizar fenol – uma categoria orgânica que compõe produtos tóxicos e de custo elevado. Dessa forma, o objetivo foi alcançar uma forma mais eficiente e barata para estudar leveduras e fungos.
Além de estágio no laboratório da universidade argentina, Jasmine assistiu à aulas de Biologia e Biotecnologia, na graduação de Engenharia de Alimentos, e Microbiologia Alimentária, do curso superior de tecnologia em Qualidade e Inocuidade Alimentária. “Eram conteúdos mais avançados que os do técnico em Biotecnologia, mas consegui acompanhar”, garante a estudante.
Com 16 anos de idade e completando o ensino médio, a garota voltou da Argentina com planos definidos: estudar Viticultura e Enologia no Câmpus Urupema. “O intercâmbio me ajudou a decidir minha carreira, melhorar meu espanhol e desenvolver minha pesquisa. Foi uma ótima experiência.”
Jasmine foi a primeira estudante de Garopaba a participar do Propicie. Conheça melhor o programa aqui.

Fonte: IFSC

Posts Relacionados

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS

Os grandes nomes do marketing que estarão no Empreende Brazil Conference

Medidas preventivas para amenizar enchentes e inundações