Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zentretenimento zEntretenimentos Brasil / Mundo

Artistas gaúchos no 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Artistas gaúchos no 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Entre os dias 26 de agosto e 12 de outubro, acontecerá o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Este ano, foram recebidos 2.985 trabalhos feitos por 560 artistas de 57 países. Artistas do Rio Grande do Sul como Alisson Affonso, Armando Gomes Kaminski, Cristiano Teles Correa, Gilmar de Oliveira Fraga, Mauricio Peixoto Zamprogna, Max Eduardo Portella Ziemer, Paulo Volmar Mattos Vilanova, Rafael Corrêa e Ronaldo Cunha Dias, estão entre os selecionados para a premiação do Salão e suas obras expostas na mostra principal do evento no Armazém 14 do Engenho Central, com entrada gratuita.

O júri de seleção foi composto pelos cartunistas William Hussar, Junião e Orlando Pedroso, pelo professor universitário Ricardo Morellato, pelo caricaturista Baptistão, pela ilustradora Maria Eugênia e pela produtora cultural Ana Helena Curti.

Júri de Premiação – Os trabalhos selecionados serão analisados no dia 19/08, por outro júri, que irá decidir sobre a premiação. Esse júri será formado pelo caricaturista Jean Mulatier (França), pelos cartunistas Arturo Kemchs (México), Raul Fernando Zuleta (Colômbia) e Fernando Gonsales (Brasil), pela pesquisadora em história em quadrinhos e doutora em ciências da comunicação Sônia Luyten, pelo professor titular da ECA/USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) e ex-diretor geral da Pinacoteca de São Paulo, Tadeu Chiarelli, e pela publicitária e comediante do Festival Risadaria, Arianna Nutt.

Os vencedores das categorias cartum, caricatura, charge, quadrinhos e dos prêmios temáticos vão receber premiação no valor total de R$ 55 mil.

 

Exposição – A exposição contará com 410 trabalhos, feitos por 215 artistas de 32 países. Entre alguns dos temas abordados estão o presidente dos EUA, Donald Trump – em caricaturas e charges–, o muro que ele propôs para separar o país do México, as tecnologias e as redes sociais e a crise dos refugiados.

O público poderá conferir 108 caricaturas, 70 charges, 79 cartuns, 73 tiras, 46 prêmios temáticos Criança e 34 temáticos Saúde. O 44º Salão Internacional de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) e faz parte das comemorações dos 250 anos de Piracicaba.

 

HISTÓRIA – O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, durante a ditadura militar, como iniciativa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político. A partir do sucesso das primeiras edições e do apoio da turma do jornal carioca O Pasquim, importantes cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão em um dos mais conhecidos encontros do humor gráfico no Brasil e no exterior; é, ainda, um dos concursos mais antigos do gênero.

A programação completa, que conta ainda com debates, oficinas, workshops, peças de teatro, stand ups, caminhada e Festival Paulista de Circo, pode ser acessada no endereço http://salaointernacionaldehumor.com.br/

 

SERVIÇO:

44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Data: De 26 de agosto a 12 de outubro

Local principal: Engenho Central

Endereço: Av. Maurice Allain, 454 – Nova Piracicaba, Piracicaba – SP

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu