Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zz Esporte BR

ASM 2016 – Sophia Medina representa a família no Circuito

bjetivo é ganhar evolução nas competições para seguir a trajetória de Gabriel Medina até o Circuito Mundial

O final de semana em Maresias terá o nome Medina em destaque. Mas o primeiro brasileiro campeão mundial de surf não estará nas ondas. Dessa vez será espectador, assistindo e torcendo pela irmã caçula, Sophia, no Circuito Medina/ASM 2016. A jovem revelação de 11 anos tem como meta seguir os passos de Gabriel Medina e, como ele, começa nos circuitos de base para evoluir, ganhar experiência na modalidade.

Assim como foi com o irmão, terá a companhia e orientação do pai, Charles, e da mãe, Simone, prometendo um “flashback” para a família. Só que agora, num circuito patrocinado pelo próprio irmão, com objetivo de revelar novos valores e já iniciar a formação da equipe que participará da primeira turma do Instituto Gabriel Medina, na mesma Maresias.

Estarão em ação 124 surfistas com até 16 anos de idade, divididos em seis categorias, quatro masculinas e duas femininas.  Sophia competirá tanto na sub12 quanto na sub16, com um objetivo único: aprender. “Eu quero ser surfista profissional, como o Gabriel, disputar o Circuito Mundial”, avisa a atleta.

Para os pais, a participação de Sophia gera um misto de ansiedade com orgulho e prazer. “É muito bom ver a Sophia acompanhando os passos do irmão. Tem evoluído muito. É dedicada, esforçada, corajosa. Tem se mostrado super empenhada em evoluir, melhorar no surf. E isso ajuda em tudo o que faz na vida. Gera disciplina, obediência, horário para dormir, para comer. Uma ferramenta incrível para educar a nossa filha”, comenta Simone.

“É o caminho sendo trilhado, para o que ela sonha, de fazer parte do Circuito Mundial. Esse campeonato é o comecinho de tudo. Para nós é igual um flashback do Gabriel, do Fe (Felipe) no futebol. É bom para a formação do caráter. Esporte é muito legal”, complementa a mãe, já garantindo os mesmos procedimentos feitos com Gabriel em seu início. “Muitas emoções, muita oração, muita torcida, muito amor e o papai Charles lá de técnico”, destaca.

Charles, que já fez esse “caminho” anos atrás com Gabriel, até chegar ao título máximo, garante o mesmo incentivo à caçula, que é totalmente apegada ao pai. “É um prazer poder ver a Sophia na disputa. Mais uma filha competindo. É demais. O mesmo sentimento quando o Gabriel era pequenininho e ia para os campeonatos buscando evolução”, afirma Charles, e também falando como técnico, já de olho no futuro da filha.

“É um longo caminho. É uma competição, o resultado é importante, mas a gente sabe que o principal é a Sophia evoluir. Hoje, na categoria de base, ainda existe a diferença de tamanho, os corpos das crianças estão em desenvolvimento. O que a gente busca, na verdade, é a Sophia estar melhor do que ontem. Isso é que todo atleta tem de buscar na verdade. Não estar melhor do que o adversário naquele momento e sim melhor do que você no dia de ontem e assim vai ficar melhor do que o rival”, orienta o técnico.

E com esse foco que Charles prepara a filha para crescer nas disputas, assim como foi com Gabriel. “Quero ver a Sophia melhor do que o campeonato passado. Será motivo de orgulho estar na areia. É prazer ao mesmo tempo. Acho que se não fizer com prazer, não vai longe. Orgulho e prazer de também estar no campeonato patrocinado pelo irmão e ter o Instituto inserido já”, complementa Charles.

O Circuito Medina/ASM 2016 tem como objetivo principal a revelação de novos valores, em especial os atletas de Maresias. Os melhores surfistas locais serão convidados a participar do Instituto Gabriel Medina, onde os surfistas serão preparados com a mesma metodologia de treinos utilizada com ele para chegar ao título mundial, com toda a estrutura necessária e profissionais capacitados.

Cronograma

Os competidores de Maresias também terão pranchas como premiação. Já os da sub16 (masculina e feminina), sub14 e sub12 (ambas na masculina) no geral ganharão passagens aéreas para a Califórnia. Nas etapas, serão distribuídos troféus e kits.  A competição começa sábado, às 8 horas com as duas fases da masculina sub12. As disputas seguem até às 16 horas, finalizando com as semifinais da sub10 e sub12 masculina e sub16 feminina.

No domingo, o evento recomeça às 8h com a sub16 masculina. As baterias decisivas serão realizadas das 13 às 14h40. Nesta sexta-feira, às 18 horas, competidores e técnicos participarão do Meeting Técnico para a explicação das regras, no Hotel Tambayba. As baterias e cronograma completo estão disponíveis no site da Federação Paulista de Surf, pelo link www.fpsurf.com.br/eventos/16/asm/asm01/idxmax.php.

O Circuito Medina/ASM 2016 tem os patrocínios da Oi, Guaraná Antarctica, B.Blend, Vult Cosmética e Rip Curl, com apoios de Wizard Idiomas, Restaurante Terral, Pousada Tambayba, DB Cópias, Cabianca Surfboards, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Somar. Realização da Associação de Surf de Maresias (ASM) e Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

Posts Relacionados

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto

Paraná recebe as promessas olímpicas da Natação no Brasileiro Junior