Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Plano decenal dos direitos das crianças e dos adolescentes será apresentado para comunidade de Camboriu

Plano decenal dos direitos das crianças e dos adolescentes será apresentado para comunidade de Camboriu

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) convida toda a comunidade para a apresentação do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. O documento foi elaborado ao longo do ano passado por diferentes entidades, que se reuniram para investigar violações de direitos sofridas por crianças e adolescentes e traçar programas e ações a serem desenvolvidas no município com o objetivo de promover e assegurar a garantia desses direitos durante os próximos 10 anos. A apresentação será no Auditório da Prefeitura de Camboriú no dia 30 de agosto, quarta-feira, às 16 horas.

O grupo responsável pela elaboração do Plano se reuniu no decorrer do ano passado com o apoio de diferentes secretarias municipais, como as de Educação e Saúde, Conselho Tutelar, fundações de Esporte e de Cultura – além de entidades não governamentais e das polícias Civil e Militar, que compartilharam informações sobre ocorrências policiais envolvendo essa população. “O objetivo era mapear ocorrências, quantificar e mensurar a violação dos direitos das crianças e adolescentes na cidade, como abusos, agressões, evasão escolar e mortalidade infantil”, explica a presidente do CMDCA, Rubia Costa da Silva.

Além de sistematizar essas informações, o grupo levou o conteúdo do Plano para discussão em audiência pública com a comunidade. O documento final conta com 156 páginas que contextualizam a situação das crianças e adolescentes em níveis nacional, estadual e municipal, além de esclarecer sobre os direitos assegurados por lei à: vida, saúde, liberdade, respeito, dignidade, educação, cultura, esporte, lazer, profissionalização e proteção no trabalho.

Uma década de trabalhos pela frente

O Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente também determina programas e ações que diferentes órgãos municipais devem realizar para atingir as metas estabelecidas. Uma dessas metas é fazer com que, até 2020, um material educativo para disseminação dos direitos das crianças e dos adolescentes seja entregue para 100% das crianças e adolescentes da rede pública de ensino e a 100% das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família e pela Estratégia de Saúde da Família.

Outras metas estabelecidas são a inclusão da temática direitos humanos nos currículos da educação básica pela Secretaria de Educação até 2018 e de incentivos municipais para empresas que contratarem adolescentes como aprendizes. Ao todo, são cerca de 70 ações importantes que Camboriú deve realizar no decorrer dos próximos 10 anos para promover e defender direitos, aumentar a participação das crianças e dos adolescentes na sociedade, incentivar o interesse da sociedade na efetivação desses direitos e incluí-los na gestão política.

Serviço

O que: Apresentação do Plano Decenal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Camboriú

Quando: 30 de agosto, quarta-feira, às 16 horas

Onde: Auditório Ulisses Guimarães, no Paço Municipal

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS