Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Dermatologista Daniela Ribeiro indica produtos para proteção da pele disponíveis no Itajaí Shopping

Lojas do empreendimento trazem opções de protetor e bloqueador solar, além de óculos e camisas com fotoproteção para curtir o verão à vontade

 

Indispensável na rotina de beleza diária em todas as estações do ano, o filtro solar se torna especialmente importante nas atividades ao ar livre no verão. Sem ele, não há como combater os efeitos nocivos dos raios ultravioletas (UV) do sol. No entanto, os diversos produtos e as nomenclaturas existentes no mercado, podem gerar confusão na hora de escolher o ideal para cada tipo de pele.

Apesar de terem o mesmo objetivo, o protetor e o bloqueador solar têm composições e ações bem diferentes na pele. “O bloqueador solar é um filtro 100% físico ou mineral que protege mais, mas não necessariamente 100% da pele. Já o protetor solar é qualquer produto que proteja a pele e tenha Fator de Proteção Solar (FPS)”, explica a dermatologista Daniela Ribeiro.

Bloqueador ou protetor: qual usar?

O bloqueador solar, segundo a profissional, é especialmente recomendado para crianças, gestantes, após procedimentos e para peles sensíveis. No Itajaí Shopping, há opções na farmácia Drogabel, como o spray oil free da Anasol com vitamina E, FPS 80 e secagem rápida. Há também produtos específicos para crianças, como o protetor Anasol Kids com FPS 70 e filtro físico na Mega Cosméticos, e o Fotoequilíbrio Criança, com FPS 60 na loja Natura.

O restante das peles, segundo a médica, deve receber proteção solar a partir do FPS 30. Para o rosto, a sugestão é o BotiSun FPS 70 de alta proteção de O Boticário, com fator antioleosidade e textura fluída aquosa, além do protetor solar Expertise da L’Oreal Paris, com FPS 60 com ácido salicílico, disponível na Renner e na Riachuelo.

Para quem pratica esportes ao ar livre, segundo a médica, há filtros específicos que são resistentes ao suor, a exemplo do BotiSun com FPS 50 de O Boticário, com resistência à água e ao suor.

Qual o FPS correto para cada tipo de pele?

Segundo Daniela Ribeiro, com a alta incidência de raios Ultravioleta A (UVA) e Ultravioleta B (UVB) nos dias atuais, cada tipo de pele requer um fator mínimo de proteção, que deve ser consultado junto a um médico dermatologista. “Além disso, deve-se atentar a escolher o filtro de acordo com o tipo de pele: oleosa, seca ou normal”.

Mais importante do que as diferenças entre o protetor e o bloqueador solar, no entanto, é a reaplicação do produto na pele. Ambos devem ser aplicados no rosto e no corpo em um intervalo de quatro horas no dia a dia, enquanto para momentos de exposição solar mais intensa, a aplicação deve acontecer de hora em hora. “Precisamos utilizar diariamente sempre que nos expormos em toda área não coberta pela roupa. A quantidade de filtro também é essencial para que ele funcione. Para a face deve-se usar 2 dedos inteiros de protetor, sem esquecer de proteger também o pescoço e as orelhas”, finaliza.

Cuidado completo: acessórios + roupa com protetor

Além de usar e abusar do protetor solar no verão, é fundamental garantir acessórios importantes para a proteção da pele, como bonés, chapéus, óculos escuros e roupas com proteção UVA e UVB para complementar os cuidados na praia ou na piscina. Na Óticas Carol, Chilli Beans, Dimpol e Chilli Beans Ótica do Itajaí Shopping, é possível encontrar modelos femininos, masculinos e infantis de diferentes modelos e estilos.

Lojas como a Live!, Lupo, Champion Sports e Shopmasp trazem também opções em roupas, como camisetas de manga curta e longa com fotoproteção, que atuam contra os raios ultravioletas, impedindo sua incidência na pele. Com tecnologias próprias de proteção, elas são indicadas pelos médicos como um cuidado extra na hora de se expor ao sol.

A dica é para, antes de praticar esportes ou ir à praia, passar no Itajaí Shopping. O empreendimento abre ao público de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h, com alimentação e lazer, e das 14h às 20h, com as lojas. Informações completas podem ser conferidas em www.itajaishopping.com.br.

Posts Relacionados

Expoflora inicia venda de ingressos promocionais em número limitado

Bruno Mello anima happy hour no Mercadão de Coqueiros, em Florianópolis

Sete shows musicais agitam o Jurerê OPEN no final de semana

Dia da Obesidade (4/03): exposição fotográfica reúne 12 histórias de superação em Florianópolis

Reabertura do Main Room do Warung, o famoso ‘pistão’, será em 29 de março com Vintage Culture e Paul Kalkbrenner

Cantora Dani Kramar grava DVD ‘Estrelar’ nesta quarta-feira, na SHED Club, em Balneário Camboriú

4 dicas para montar um bar em casa

Sono é importante para promover saúde física e mental

Orquestra Filarmônica Catarinense divulga 41 músicos pré-selecionados para seu corpo fixo

Tetto BC tem carnaval e jazz no final de semana