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Movimento SC pela Educação faz balanço do ano e projeta ações para 2018

Movimento SC pela Educação faz balanço do ano e projeta ações para 2018

O Grupo Gestor do Projeto “Desenvolvendo e Avaliando a Criatividade e o Pensamento Crítico”, composto pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), no âmbito do Movimento Santa Catarina pela Educação, SENAI Chapecó, Secretaria Municipal de Educação de Chapecó,  Gerência Regional de Educação de Chapecó  e Instituto Ayrton Senna, se reuniu nessa segunda-feira (27) para avaliar o ano e projetar ações para 2018. Estiveram presentes o conselheiro do Movimento e diretor do Instituto Ayrton Senna Mozart Neves Ramos, a diretora do Instituto Ayrton Senna Tatiana Filgueiras, a secretária de Educação de Chapecó Sandra Galera, o diretor-executivo do Movimento, Antônio José  Carradore, o diretor técnico do SENAI/SC Maurício Cappra Pauletti e representantes das instituições envolvidas.

De acordo com Ramos, os resultados do projeto “Desenvolvendo e avaliando a criatividade e o pensamento crítico” são satisfatórios. O Instituto irá elaborar uma proposta para eventual ampliação das competências no projeto que, posteriormente, serão avaliadas pela rede municipal de Educação de Chapecó, rede estadual e Sistema S. Em 2018, será dada continuidade à capacitação dos professores para a aplicação do projeto em suas disciplinas.

O diretor do Instituto enfatizou que as competências socioemocionais são importantes para as necessidades do século 21 e precisam ser incorporadas ao ensino. “Pesquisas mostram que quando é oferecida educação integral os impactos na aprendizagem são bastante significativos”, frisou.

Para Pauletti, os resultados do projeto foram positivos. “Percebemos motivação dos alunos que estão engajados na proposta. Os professores também fazem avaliação positiva da metodologia. Nossa intenção agora é expandir para outras unidades do SENAI que tenham ensino médio. Em Chapecó, foram capacitados 14 professores e foram atingidos 190 alunos. Agora, a intensão é levar o projeto para outras unidades do SENAI/SC”.

Caradorre destacou que além do projeto, também há resultados positivos no âmbito do Movimento Santa Catarina pela Educação. Quando o Movimento iniciou, em 2012, menos de 50% dos trabalhadores da indústria tinham educação básica completa. Atualmente, esse índice passou para 59%. “Esse é um dado que caminha em paralelo à movimentação feita com as secretarias municipais e o Estado”, destacou, acrescentando que 65% dos jovens de hoje atuarão em profissões que ainda não existem.

O Movimento está mobilizando empresários da indústria, comércio, transporte e agricultura para que invistam na elevação da escolaridade dos trabalhadores, melhore a vida deles e a competitividade das empresas. “Além disso, atuamos com as escolas das redes municipais e estadual, como o projeto desenvolvido em Chapecó, para desenvolver as competências socioemocionais que darão as condições necessárias para esses jovens desempenharem seu papel profissional futuro para essas profissões que ainda não existem”, concluiu.

PROJETO

Em agosto deste ano, o presidente da FIESC Glauco José Côrte,  a presidente do Instituto Ayrton Senna Viviane Senna, o governador do Estado Raimundo Colombo, o secretário de Educação Eduardo Deschamps e  o prefeito de Chapecó Luciano Buligon, assinaram termo de compromisso que amplia a oferta de educação integral no Estado – que consiste na formação completa do estudante, tanto de competências cognitivas como socioemocionais.

No município, a iniciativa passou a ser lei em agosto, a partir de proposição da Câmara Regional do Movimento SC pela Educação. O projeto é inédito no Estado e ocorre em Chapecó desde 2015. É voltado para estudantes do ensino fundamental e médio, por meio da capacitação de professores de diferentes disciplinas que, ao aderir à proposta, passam por formações específicas e utilizam metodologias próprias ao longo do ano letivo, com autonomia para identificar o melhor momento para as ações dentro de suas aulas.

A iniciativa está inserida no âmbito de uma parceria do Instituto Ayrton Senna com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e prevê mapeamento e compartilhamento de boas práticas. Santa Catarina foi contemplada com o projeto-piloto por intermédio do Conselho de Governança do Movimento SC pela Educação. O projeto tem como premissa desenvolver as competências de criatividade e o pensamento crítico entre os participantes. No total, cerca de 4 mil alunos e 131 professores estiveram envolvidos com a proposta.

Diversos estudos indicam que é o desenvolvimento de um conjunto completo de competências – incluindo criatividade e o pensamento crítico – que efetivamente prepara os estudantes para aprender, trabalhar, conviver e viver de forma plena, resultando em mais realização tanto no âmbito escolar quanto produtivo, familiar e social. Ou seja, essa formação tem mais chances de construir vidas com melhores indicadores de saúde, segurança, continuidade dos estudos e qualificação para novos trabalhos, entre outros.

MOVIMENTO SC PELA EDUCAÇÃO

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012, com participação do Sesi, Senai e IEL. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (FAESC e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Os principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

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