Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zz Esporte BR

MULTICAMPEÃ NO JIU-JITSU, NICOLINI PROMETE MUITO TRABALHO NO MMA E PROJETA: ‘QUERO UM BELO CINTURÃO’

A trajetória brilhante de Michelle Nicolini no Jiu-Jitsu está chegando ao fim. O Mundial da IBJJF, que acontece neste começo de junho, na Califórnia (EUA), será o último da lutadora faixa preta na arte suave. Após o evento, a multicampeã começa a se preparar para um novo desafio de sua vida: o MMA. Na modalidade, assinou um contrato de seis lutas com o ONE FC, e se mudará para Singapura no começo de julho.

*Nicolini confirma Mundial como aposentadoria do Jiu-Jitsu antes de migrar para o MMA: ‘É a hora’

Em entrevista à TATAME, Nicolini, um dos nomes históricos do esporte, comentou sobre o fim da carreira no Jiu-Jitsu e a mudança para o MMA. Desta maneira, explicou seus próximos passos profissionais, dizendo onde irá treinar e como foi todo o processo para deixar os tatames e se aventurar em uma outra modalidade.

Confira a entrevista:
– História no Jiu-Jitsu e ausência do ouro absoluto no Pan
Sou muito realizada por toda a história que construí no Jiu Jitsu. Não só nos tatames, mas fora deles também. As pessoas que me conhecem sabem que eu mal sei quais são os meus títulos… não sou muito apegada a isso (risos) Acredito que este que me faltou não fez muita diferença, não (risos).

– Planos para a carreira
Eu sempre falo mais 2 anos, mais 2 anos… (risos) e aí minhas amigas já casaram, já estão tendo filhos e eu continuo falando daqui 2 anos (risos). Acabei de assinar com o ONE FC por seis lutas. Estou muito feliz e ansiosa por estar nessa nova fase. Eu me sinto bem, tenho disposição e muito prazer em treinar. Não sei o que fazer se não treinar para algo. Então vamos levando… Eu sei que daqui um tempo vou ter que parar porque gostaria de ser mãe também, e aí será outro ciclo na minha vida. Por enquanto, não tenho data para parar. Acabei de começar.

– Decisão de deixar o Jiu-Jitsu e migrar para o MMA
Então, eu fiz minha primeira luta de MMA em 2011. Super despreparada, e assim foram todas as outras. Em 2008 até 2009, eu morei em Las Vegas e frequentava muito a academia do Randy Couture, e eu vi como os lutadores profissionais treinavam. Eu sabia que até o momento eu não tinha treinado propriamente MMA. Eu achava pessoas muito queridas que queriam me ajudar e treinava MMA nos intervalos dos campeonatos de Jiu-Jitsu. Agora, quando estive na Evolve, o que me animou muito de fazer essa mudança sem medo foi o fato de que terei tudo lá em um mesmo lugar. Eu não vou precisar dirigir de um lugar para o outro para treinar. Tem uma pessoa para cuidar de cada coisa para mim, mídia, treino, patrocínios, alimentação. O que eu preciso fazer é me apresentar duas vez por dia nos treinos profissionais. Essa estrutura que eles oferecem lá facilitou a minha decisão.

– Motivos para deixar o Jiu-Jitsu
Infelizmente, o Jiu-Jitsu não dá o retorno financeiro que muitos atletas merecem. Esse retorno até vem, mas demora, depende muito de você mesmo e muitos ficam pelo caminho. Não acho que seja uma mudança natural, até porque tem gente que não nasceu para trocação, mas acho que os que têm esse desejo, devem se dedicar. Acho que todo lutador de Jiu-Jitsu deveria ter pelo menos uma luta de MMA para sentir uma adrenalina diferente (risos). Eu projeto pelo menos 2 anos de muito treino, aprendizado, desafios e um belo cinturão para fechar a coleção.

587x544

Michelle Nicolini se despede do Jiu-Jitsu no Mundial da Califórnia e se transfere para a equipe Evolve MMA (Foto Reprodução/Instagram)

– Planos para a estreia no MMA
Bom, eles me falaram que eu vou lutar quando me sentir preparada (risos). Isso provavelmente vai ser rápido, não porque estarei preparada logo, mas porque vou estar ansiosa para pisar no cage de novo. Me mudo definitivo para Singapura no início de Julho, treinando todos os dias, acho que luto com certeza ainda neste segundo semestre. Ainda não devem ter adversárias, pois não esta definida a data. Eu vou representar a EVOLVE MMA.

– Vantagens em ida para o MMA
Vamos pensar assim… ninguém quer sair de um emprego bom se não for para ir para outro melhor ainda, né? Pois é, eu costumo dizer que eu amo meu estilo de vida, treinar, lutar, viajar, voltar para casa. Se a proposta não tivesse sido boa em todos os aspectos, com certeza eu não abriria mão dessa vida para começar algo novo, tão distante de casa, incerto. Tudo casou de dar certo, além de que Singapura é um dos países com menor índice de criminalidade, andar nas ruas sem me preocupar se alguém vai me assaltar também é uma grande vantagem.

– Projeção para a conquista de um cinturão no MMA
Eu sei que esta hora vai chegar. Não terei pressa, mas com certeza este será o meu foco. Ganhar luta após luta, é como ganhar o mundial na faixa azul, na roxa, marrom e, enfim, na faixa preta. O cinturão deve ter esse peso e finalmente estou em uma organização onde esse sonho vai ser possível. Sem pressa, espero ter vocês na minha torcida sempre. O Jiu-Jitsu é a minha raiz, não tem como eu esquecer isso. Por onde eu for, sempre vou buscar a finalização. Sempre serei grata a todas as pessoas que me ensinaram, meus professores, amigos de treino, pessoas que torcem e me acompanham nesta trajetória. Obrigada, de verdade. Aguardem as novidades.

Posts Relacionados

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto

Paraná recebe as promessas olímpicas da Natação no Brasileiro Junior