Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Nova Lei de Licitações é tema de Workshop gratuito em Chapecó

Em Chapecó, mais de 70% das compras públicas da Administração Municipal (bens, serviços e obras) são atendidas por fornecedores de outros municípios. Esse percentual poderia ser bem diferente e contemplar no mínimo 80% das contratações de empresas locais, que têm potencial para atender essas demandas e necessidades dos órgãos públicos (poder executivo, legislativo, fundações e autarquias municipais).

Para disseminar informações, incentivar empreendedores a participarem dos certames e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos será realizado nos dias 7 e 14 de marçoàs 19 horas, o workshop “A nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/2021”. O evento gratuito acontecerá no auditório do Sicom, no Condomínio Cesec.

O evento é organizado pelo Observatório Social do Brasil de Chapecó (OSB-Chapecó), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Centro Empresarial de Chapecó (CEC) e Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (SICOM). Os interessados podem fazer a inscrição pelo link: https://www.sympla.com.br/nova-lei-de-licitacoes__1856828.

“As vantagens das compras nas empresas locais são extraordinárias, porque remetem ao incremento de valores circulando na economia local, na geração de empregos e maior arrecadação de tributos, que proporcionam resultados positivos às finanças públicas e disponibilidade de recursos para execução das políticas públicas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura. Ainda entre os benefícios estão o fomento ao empreendedorismo, o fortalecimento dos pequenos negócios e o aumento da competitividade das empresas do município”, analisa o presidente do OSB-Chapecó, Mário Miranda.

A nova Lei de Licitações entrará em vigor em 1º de abril deste ano. No workshop será abordada a evolução histórica das licitações no Brasil; vantagens, objetivos, princípios e aplicações da nova legislação; aspectos penais, crimes em licitações e contratos administrativos; modalidades de licitação; exceções à licitação; procedimentos auxiliares; fases do certame; prazos; fases de julgamento e habilitação; encerramento e divulgação das licitações municipais no portal do Observatório Social. O assunto será explicado por integrantes da Comissão Jurídica do OSB-Chapecó.

De acordo com Miranda, a Lei de Responsabilidade Fiscal tem exigido dos órgãos públicos uma política fiscal que gere confiança. As despesas, sejam de custeio ou investimento, não podem superar a arrecadação. “Isso exige mais planejamento do Poder Público e significa que os contratos administrativos devem ser cumpridos e os pagamentos precisam obedecer aos cronogramas pactuados (conforme ocorrer a execução das etapas). Então, quanto maior for a participação de interessados nas licitações municipais, haverá mais transparência nas contratações, melhor será a qualidade dos produtos e dos serviços licitados, assim como serão menores as possibilidades de ocorrência de atos de improbidade administrativa e de sobrevir as reprováveis práticas de corrupção, seja na forma ativa ou passiva”.

Essa é uma oportunidade para o empresário de Chapecó e da região oeste catarinense ampliar sua fonte de faturamento. Estudos técnicos conferem às compras públicas uma contribuição média de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, nas duas primeiras décadas do século XXI.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS