Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
z.Destaques zz Esporte BR

PROCLAMAÇÃO RECONHECE A CONEXÃO ENTRE O HAWAII E O TAHITI NUI

Os sons de comemoração foram ouvidos desde o litoral do Hawaii até as ondas do Tahiti, como as duas regiões insulares se reuniram hoje para reconhecer oficialmente a parceria da Liga Mundial de Surf (WSL), Hawaii e Tahiti Nui.

Durante a cerimônia de abertura do Billabong Pro Tahiti, parada N° 7 de 2016 do WSL Championship Tour (CT), uma proclamação enviada pelo governador do Hawaii, David Ige, foi apresentada ao presidente da Polinésia Francesa, Edouard Fritch, aceita pelo Ministro do Turismo, Jean-Christophe Bouissou, declarando 18 de agosto como o Dia Oficial da Parceria do Havaí e de Tahiti Nui na Liga Mundial de Surf.

A proclamação reconhece a conexão do Hawaii e do Tahiti Nui, que remonta a séculos de migração no Oceano Pacífico e o fato de que ambas as regiões compartilham um estilo de vida baseado no oceano e para o esporte polinésio do surf.

“2016 é um ano excepcional por causa da parceria do Havaí e de Tahiti Nui no mundo do surf profissional”, disse Bouissou. “O oceano nos separa, mas finalmente este dia especial nos une. Esta conexão que partilhamos através da cultura polinésia vai ser mais forte hoje com esta proclamação oficial.”

O Hawaii e o Tahiti Nui também são mutuamente conhecidos como tendo algumas das ondas mais poderosas e conceituados do mundo, ancoradas em suas culturas através de uma linhagem ancestral compartilhada. O surfe era um passatempo reverenciado pelos antigos polinésios e, hoje, as ondas como Pipeline no Hawaii e Teahupo’o no Tahiti atestam a verdadeira coragem e habilidade que esses ancestrais passaram até os surfistas polinésios de hoje. Ambas as nações são pedras angulares para a história do surf, bem como para o seu futuro.

Com uma nova região combinada – agora conhecido como Hawaii/Tahiti Nui – as ilhas uniram forças para honrar e respeitar o oceano, protegê-lo para as gerações futuras, e servir como mordomos para o meio ambiente.

A preservação continua a ser uma iniciativa vital para a WSL e com esta nova parceria, torna-se de igual importância para o Tahiti Nui também.

“É poderoso ver a cultura e o espírito da Polinésia vivo e bem aqui hoje”, disse o gerente geral da WSL Hawaii-Tahiti Nui Jodi Wilmott, que apresentou a Proclamação. “Teahupo’o e Pipeline são duas das ondas mais respeitadas do planeta, e são prova da qualidade que os surfistas da WSL tem dentro desta região que proclamam esta parceria. Estamos muito gratos em apresentar esta Proclamação hoje e sinceramente agradecemos ao governador Ige pelo reconhecimento da importância que a região do WSL Hawaii-Tahiti Nui representa”.

A cerimônia de hoje foi uma celebração cultural focada na unidade, nas raízes polinésias e do antigo esporte do surf. A dança tahitiana, música ao vivo tradicional e discursos de boas-vindas de membros tanto do WSL e do Tahiti Nui tiveram lugar nas margens do Teahupo’o com os melhores surfistas profissionais do mundo como John John Florence (HAW) e Michel Bourez (Tahiti Nui) na platéia.

Posts Relacionados

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto

Paraná recebe as promessas olímpicas da Natação no Brasileiro Junior