Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zEsporte zz Esporte BR

Reconhecendo o Surf | Ep. 2 – Poa e Litoral Norte RS

Vivemos, respiramos e amamos o que fazemos

Uma jornada de 15 mil quilômetros por todo litoral para buscar entender quem é o surfista brasileiro. Um universo de praias, pessoas e iniciativas incríveis. Por trás de cada passo, centenas de histórias. A nossa cultura surf é linda, rica e diversificada. E se a pesquisa ao final do projeto vai nos ajudar a entender em números e dados como funciona o mercado e comportamento ao redor do surf, estes episódios são um retrato mais humano da nossa jornada. Uma janela para vermos a cena acontecendo em diversos lugares do Brasil. Com uma pitada de bastidores e percalços que são inevitáveis numa viagem de 3 meses.

No episódio 2, desbravamos toda faixa litorânea que fica ao norte da capital do Rio Grande do Sul e vai até o limite com Santa Catarina. Uma linha reta de algumas centenas de quilômetros, com quase nenhuma barragem natural. Pouco protegido, o nosso litoral não apresenta lá as melhores condições para o surf. Mesmo assim, o estado movimenta uma cena e mercado muito fortes. Porto Alegre, dizem, é proporcionalmente a cidade sem praia com mais surfistas no mundo.

Na passagem pela capital gaúcha, vimos a cultura surf entrelaçada na cidade de diversas formas. No surfskate praticado no Marinha, no mercado em expansão que atinge não só praticantes do esporte, na rotina de todos que precisam pegar a estrada sempre que querem surfar. Entrevistamos, entre outros, o CEO das Lojas Trópico Gustavo Schifino, uma das maiores do segmento no sul do país, que falou um pouco sobre a evolução do mercado, e nosso amigo Ogro, shaper de designs alternativos feitos 100% à mão.

Avançando pelo litoral, encontramos em Cidreira um conflito que já dura décadas. Num dos litorais que mais mata surfistas no mundo, ainda não temos demarcações e sinalizações adequadas para áreas de pesca e surf. Em Imbé, um pouco mais ao norte, carregamos a LDuque com um dos combustíveis mais importantes da viagem: a erva mate. Valeu, Nutrimate!

Mais alguns quilômetros e chegamos em Torres, lar do único representante do estado que já passou pelo WCT, atual WSL. Rodrigo ‘Pedra’ Dornelles é um expoente de uma família de surfsitas. Nascido em Porto Alegre, adotou Torres como seu centro de treinamentos. Não é a toa, lá encontramos as melhores condições de surf do estado.

A praia é a última do litoral gaúcho. Cruzando uma ponte, já colocamos os pés em Santa Catarina. Mas isso é assunto para o episódio 3. Fiquem ligados.

O Reconhecendo o Surf é um projeto viabilizado através de um crowdfunding, do patrocínio de Mitsubishi e Corona e do apoio da Mormaii, GoFlow, Loja Trópico, Nutrimate Erva Mate, Powerlight Surfboards, Ogro Surfboards e Mission Control.

Por Lucas Zuch/ Reconhecendo o Surf

Posts Relacionados

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto