Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zz Esporte BR

Rodas para patins: como comprar?

É muito comum que as pessoas interessadas em começar a patinar procurem por informações sobre rodas para patins. Mas, ao se deparar com uma tonelada de números, tipos, valores e tamanhos de rodas, pode parecer mais complicado achar a roda ideal do que ficar de pé sobre elas!

Com tantas opções de cores e materiais, você pode se sentir um pouco perdido. Se identificou? Então, o post de hoje é para você! A seguir, vamos ensinar você, de maneira simples e resumida, a escolher as rodas certas para os seus patins. Vamos lá?

O que devo observar nas rodas para patins?

Afinal, por que existem tantas rodas diferentes no mercado? O que são todos aqueles números e por que o tamanho delas difere? Não deveria ser tudo a mesma coisa? Na verdade, não!

As rodas dos patins são, literalmente, aquilo que faz com que o patinador possa se mover. Por isso, as suas diferenças permitem diferenças nos movimentos e no estilo de patinação.

Ao todo, há três elementos que caracterizam as rodas para patins: o tamanho das rodas, sua dureza e seu formato. A seguir, saiba mais sobre cada uma dessas características e como elas atuam na patinação:

O tamanho das rodas

O tamanho das rodas para patins é medido através de seu diâmetro, sendo determinado em milímetros (mm). Essa característica determina a velocidade total que as rodas podem alcançar contra a agilidade da sua aceleração.

O tamanho das rodas que você irá querer nos seus patins vai depender, portanto, do seu objetivo. Cada estilo pede um tamanho próprio de rodas! Confira:

Patins de corrida

As rodas para esse tipo de patins costumam ser maiores do que o normal. Procure por, no mínimo, 90 mm em cada roda — afinal, é necessário contar com bastante velocidade para vencer as competições.

Patins fitness

Quem usa seus patins para fins de fitness ou de treinamentos também vai preferir rodas maiores.

Patins de recreação

Se o seu objetivo é apenas se divertir com o uso ocasional dos patins, você pode escolher rodas entre 70 e 90 mm. Quanto menor o tamanho, maior a aceleração inicial e o controle — as rodas maiores, por sua vez, vão garantir uma experiência melhor em alta velocidade.

Patins de manobra

Quer sair por aí destruindo pelas ruas com manobras incríveis? Então, as rodas para patins mais indicadas são as bem pequenas, de 56 mm a, no máximo, 59 mm. Se você conseguir encontrar rodas menores, é até melhor!

A dureza das peças

A dureza das rodas para patins é medida de 0 (mais macia) até 100 (mais dura). Essa informação é assinalada na roda ao lado de uma letra A — assim, uma roda que tenha a marcação 78A é mais macia do que uma 90A.

O mais importante, aqui, é ter em mente o tipo de terreno por onde você vai praticar. Se for em um terreno mais áspero e duro, como o concreto das ruas, o melhor é uma dureza acima de 80. Se for em um terreno mais macio, como o taco de um ginásio, procure rodas acima dos 75A.

Outro importante que deve ser destacado é que, quanto maior a dureza da roda, maior a sua durabilidade. Ou seja, rodas para patins 90A costumam durar mais do que as 76A.

O formato da roda

Por fim, é preciso pensar no formato das rodas para patins. Parece bobo mencionar isso — afinal, são “rodas” — mas existem, sim, diferenças no formato dessas peças!

As rodas mais “chapadas”, que quase parecem retângulos arredondados, são ideais para quem quer focar em manobras — elas garantem uma aterrissagem melhor para quem vai pular e fazer muitos movimentos.

Quer só curtir a patinagem de forma recreativa? As suas rodas ideais serão aquelas mais padronizadas, com um formato elíptico tradicional. Já as rodas para patins de corrida deverão ser mais “finas”, com um contato menor no solo para otimizar a velocidade.

Com todas essas dicas, ficou fácil comprar rodas para patins, não é mesmo? Se você está pronto para a tarefa de escolher suas próprias rodas, venha conhecer os nossos modelos! E, se ainda tiver dúvidas, é só falar pra gente que vamos te ajudar.

Posts Relacionados

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto

Paraná recebe as promessas olímpicas da Natação no Brasileiro Junior