Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zz Esporte BR

Skate ou longboard: entenda as diferenças É bem simples ;)

Criado na Califórnia na década de 50 por surfistas entediados por ficarem muito tempo esperando pelas ondas, o skate teve uma evolução gradativa ao passar das décadas. Sua maior popularidade está entre adolescentes e jovens adultos, mas não é difícil ver que o esporte está ganhando adeptos de cabelos grisalhos. Se você está pensando em começar a fazer umas manobras ou apenas deslizar pelo asfalto tem que saber qual o melhor modelo para você. E é nessa hora que surge a dúvida: skate ou longboard?

A seguir, falaremos um pouco sobre as diferenças entre um skate e um longboard, as vantagens de cada um e como é possível que tenhamos os dois em casa. Confira!

O skate

Vamos conhecer um pouco sobre os skates. Existem vários modelos de skates para todos os gostos e finalidades. Dentre os chamados de skates normais, estão os modelos Street, Vertical e o Freestyle.

O skate de Street tem um shape mais fino, rodas menores e o truck é mais baixo. O Vertical que é mais largo tem as roda maiores e o truck mais alto e finalizando tem o Freestyle que serve para fazer manobras de solo, tem o shape e as rodas diferenciadas.

Em termos de truck, o skate street normalmente tem o seu truck definido pelo tamanho do seu shape e a altura dependerá do desejo do skatista, claro. Porque as rodas de diâmetro menor costumam ter uma aceleração maior, mas uma velocidade máxima menor — com essa definição, é possível controlar melhor as manobras.

Portanto, o skate street é mais indicado para quem gosta de ir para as rampas e se divertir com algumas manobras como os ollies e os flips.

A sensação: o Longboard

A vantagem do longboard em relação ao skate cruiser é que ele atinge velocidades maiores e é também mais estável (não à toa, muita gente adora descer ladeira com o longboard). Nessa categoria temos os modelos Downhill Slide e o Downhill Speed.

O Downhill Slide consiste em um modelo utilizado para descer ladeiras em alta velocidade. O objetivo é derrapar (slide) com skate com as mãos no chão ou com os pés. Suas rodas são mais duras e com cantos mais arredondados.

O Downhill Speed como o nome sugere tem como objetivo alcançar as mais altas velocidades. Um profissional da categoria em campeonatos pode chegar a 120 km/h.

E agora skate ou longboard?

E ainda tem mais um modelo: o Cruising

Ainda dentro da categoria de Longboards existe o Cruising: O Cruising ou Cruiser é considerado uma categoria especial. É mais conectado às suas origens californianas, cujo objetivo é simular uma prancha de surf. Além disso, o modelo cruiser ainda possui outra subdivisão: o minicruiser que cabe dentro de uma mochila.

O skate cruiser tem shape mais ovalado, com as suas extremidades mais finas que a do skate street e o seu truck é mais curto também. Além disso, as rodas são maiores (costumam variar entre os 55 mm e os 65 mm) para conceder mais velocidade. Em poucas palavras, perfeito para quem quer usar o skate como meio de transporte.

Ainda com dúvida? skate ou longboard?

Entre skate ou longboard, o melhor é ter os dois!

Portanto, como deu para ver, entre skate ou longboard não tem como definir qual é o melhor, já que ambos servem para diferentes propósitos. A pergunta skate ou longboard acaba se tornando um mantra.

Apesar de cada tipo de shape ter os seus defensores, o ideal é contar com os dois itens em casa e usar cada para sua finalidade específica: na hora de fazer algumas manobras e se divertir nas rampas, o melhor é um skate street. Já para se locomover na cidade durante o dia a dia, o skate cruiser e, por fim, na hora de aumentar a velocidade e a emoção o longboard é a melhor opção.

Agora que você já entende as diferentes já consegue definir entre skate ou longboard? Que tal começar a olhar os melhores modelos disponíveis para levar um deles para casa? Clique aqui e conheça a nossa loja virtual, com os melhores shapes de skate ou longboard, além das peças de melhores qualidades para você montar seu próprio brinquedinho!

Posts Relacionados

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto

Paraná recebe as promessas olímpicas da Natação no Brasileiro Junior